Alunos da EESC realizam workshop sobre Engenharia de Produção
18 de junho de 2013

Dentro dessa proposta, foi realizado na última sexta-feira, dia 14, o II Workshop de Introdução à Engenharia de Produção (WIEP), organizado pelos alunos do primeiro ano do curso de Engenharia de Produção.

Com o objetivo de aproximar os estudantes do Ensino Médio e Pré-vestibular do curso de Engenharia de Produção, o workshop aconteceu durante o dia todo e recebeu cerca de 180 visitantes de universidades - como a USP, UFSCar e UNESP - e de escolas de Ribeirão Preto e São Carlos, que puderam obter informações e esclarecer dúvidas sobre a carreira.

Para uma boa dinâmica, o workshop foi divido em algumas etapas. Inicialmente os participantes foram recebidos no Anfiteatro Jorge Caron, onde os  graduandos fizeram uma breve apresentação da USP, da EESC e do CAASO, e também abordaram o futuro da Engenharia de Produção.

Após as explanações, os visitantes foram divididos em dois grupos: enquanto um conhecia o Núcleo de Manufatura Avançada (NUMA), onde ocorrem pesquisas e atividades extracurriculares, outro participava de um bate-papo sobre as diversas áreas da Engenharia de Produção.

Para uma das coordenadoras do WIEP, Lívia Martins, o workshop foi um aprendizado positivo para os estudantes recém-chegados à universidade. “Foi muito importante passar nossa experiência para os visitantes, pois estávamos no lugar deles no ano passado e pudemos ver o quanto aprendemos nesse curto período e incentivá-los, mostrando que o esforço que eles fazem agora é algo que vale muito a pena”, declarou a aluna.

O evento fez parte da disciplina de Introdução à Engenharia de Produção, ministrada pelo professor Daniel Amaral, que destacou a atuação dos seus estudantes. “Eles tiveram que, em menos de dois meses, aprender o que é Engenharia de Produção eo curso, e sintetizar isso para o público do ensino médio. Não é uma tarefa simples. E ainda tiveram que organizar o evento, com a qualidade que se espera nas realizações da nossa Escola”.

As avaliações do evento foram bastante positivas, tanto por parte dos alunos quanto do professor. De acordo com a organização, 96% dos participantes avaliaram com nota 4 ou 5 - em uma escala de 0 a 5 - e 99% disseram que o WIEP os ajudou a entender o que é a Engenharia de Produção. “Estamos muito mais preparados e desenvolvidos agora do que éramos no começo da organização, quando mal sabíamos a quantidade de recursos que podemos encontrar dentro da própria USP”, declarou Lívia.

Para Amaral, o evento foi excelente. “Os organizadores demonstraram uma maturidade grande, um forte trabalho em equipe, seriedade e comprometimento. A todo momento me perguntavam como melhorar. A maioria não mediu esforços para que tudo fosse o melhor possível. Eles estão de parabéns! E ainda  senti um clima muito positivo entre eles, de companheirismo, respeito e sei que a disciplina cumpriu também o objetivo de aproximá-los. Eu estou muito satisfeito com os resultados e feliz por eles”, enfatizou o professor.

Por Nathália Nicola, da Assessoria de Comunicação da EESC

{gallery cols=4}/noticias/iiwiep{/gallery}