Câmara Municipal homenageia 60 anos da Escola de Engenharia
22 de abril de 2013

Proposta pelo vereador e presidente da Câmara, Marquinho Amaral, participaram da solenidade o diretor da EESC, Geraldo Roberto Martins da Costa; o presidente da Comissão dos 60 anos da EESC, Fábio Müller Guerrini; os ex-alunos da EESC, prefeito Paulo Altomani, deputado estadual Roberto Massafera e o vereador Lineu Navarro, também orador da sessão; o deputado federal Newton Lima; o presidente do CEPAM, Lobbe Neto, representando o governador Geraldo Alckmin; o chefe de P&D da Embrapa Instrumentação, João de Mendonça Naime, representando o chefe geral da instituição, Luiz Mattoso; os vereadors Rodson Magno, Laíde Simões, Walcinyr Bragatto e Eduardo Brinquedos; professores, funcionários e ex-funcionários da EESC.

A sessão foi iniciada com o pronunciamento do vereador Lineu Navarro, que relembrou a história da Escola desde a proposta de lei do deputado estadual Miguel Petrilli propondo a criação de uma universidade em São Carlos, em 1947, até os frutos colhidos pela cidade com a vinda da USP. “O polo de tecnologia que aqui se constituiu não foi obra do acaso, teve o impulso dos centros de pesquisa nascidos a partir da EESC”, destacou Lineu.

Para falar sobre a EESC, o professor Francisco Antonio Rocco Lahr fez seu pronunciamento baseado nos valores da Escola, sua referência, dedicação, determinação e superação de obstáculos. “A EESC é uma muito bem sucedida consumação do sonho de nossa cidade, uma irrefutável realidade, que já gerou filhos, como os institutos de Física, Química, Ciências Matemáticas e Computação e o de Arquitetura”, lembrou Rocco.

Na ocasião, o prefeito Paulo Altomani, ex-aluno da Engenharia Mecânica, discursou sobre sua trajetória na EESC e enfatizou a relação humana entre os professores e os alunos. “Tenho muita gratidão pelo que a USP fez na minha vida e que me tornou hoje prefeito da cidade. Aprendi muito com os professores, técnicos, bibliotecárias e secretárias que nos acolhiam como filhos. A EESC sempre foi uma grande família para mim”, falou.

Após os pronunciamentos, o presidente da Câmara Municipal entregou ao diretor da EESC um diploma em reconhecimento pelo papel da Instituição na formação de profissionais e pesquisadores no Brasil. O prefeito Paulo Altomani também presenteou o diretor com um cartão de prata congratulando os 60 anos da Escola.

O diretor, lisonjeado com as homenagens, agradeceu à população de São Carlos o empenho e a união que fizeram com que a Escola de Engenharia viesse para a cidade. “Estamos caminhando junto com São Carlos há 60 anos e tenho certeza de que essa parceria será eterna. Continuaremos a trabalhar pela nossa cidade dando à população o máximo que pudermos oferecer, como desenvolvimento de novas tecnologias e também o desenvolvimento social. Estamos muito felizes com essa homenagem e agradeço imensamente a todos que lutaram para a vinda da Escola e pela sua excelência até hoje”, agradeceu Martins.

Clique aqui para ver a galeria de fotos.

Por Nathália Nicola, da Assessoria de Comunicação da EESC

Cmara Municipal 0