Primeira tese defendida em cotutela da USP com a Universidade de Leuven aconteceu na EESC
09 de abril de 2013

A tese foi defendida pelo aluno Marcelo Leite Ribeiro e teve como objetivo apresentar o desenvolvimento de um modelo de dano e a sua aplicação para simular a falha progressiva de estruturas aeronáuticas planas e cilíndricas fabricadas em material compósito.

O modelo proposto foi implementado através de sub-rotinas em linguagem FORTRAN (UMAT-User Material Subroutine e VUMAT-User Material Subroutine para simulações explícitas), que foram compiladas juntas a um programa de elementos finitos.

Para desenvolver o trabalho, várias análises numéricas foram realizadas via elementos finitos, a fim de prever a falha dessas estruturas de material compósito sob diferentes condições de carregamentos quase estáticos e de impacto. Além disso, vários ensaios experimentais foram executados, a fim de identificar os parâmetros relacionados com o modelo de material, bem como para avaliar as potencialidades e as limitações do modelo proposto.

A tese foi orientada pelos professores Volnei Tita, do Departamento de Engenharia Aeronáutica da USP, e Dirk Vandepitte, do Departamento de Engenharia Mecânica da KU Leuven.

Diferentemente do doutorado em formato “sanduíche”, a tese em formato de cotutela – ou dupla titulação – cria um vínculo mais forte entre o orientador no exterior, o aluno e o orientador no Brasil. “Sob o ponto de vista das instituições, esse vínculo é importante porque proporciona a publicação de mais artigos científicos em cooperação internacional; já no ponto de vista do aluno, também é atrativo, pois o mesmo terá tanto o título de Doutor pela USP (Brasil) como pela KU Leuven (Bélgica)”, explicou Tita.

Segundo o orientador brasileiro, o primeiro trabalho em cotutela é de suma importância em âmbito nacional e internacional. “Pode-se concluir que todas as contribuições, que frutificaram dos estudos realizados, são extremamente estratégicas para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil, principalmente, na área de Engenharia Aeronáutica”, explicou.

Volnei também ressalta que dentre estas contribuições, tem-se o desenvolvimento de modelos computacionais para simular o comportamento mecânico de estruturas em material compósito, como por exemplo uma resina epóxi reforçada por fibra de carbono. “Atualmente, os aviões mais modernos, como o Boeing 787 e o Airbus-A350, possuem suas estruturas (asas, fuselagem e empenagens) fabricadas neste tipo de material utilizado na pesquisa”.

A cooperação entre a USP e KU Leuven existe há mais de vinte anos quando o professor do Departamento de Engenharia Mecânica da EESC, Jonas de Carvalho, passou vários anos em Leuven para realizar sua pesquisa de doutorado sobre “Filament Wound Composites”, concluída em 1997. Desde então, as relações entre os grupos de estruturas leves e de ruído e vibração da KU Leuven e os departamentos de Engenharia Mecânica e de Engenharia Aeronáutica da EESC/USP tornaram-se gradualmente mais intensas.

Para o professor da KU Leuven, Dirk Vandepitte, o conceito de dupla titulação é agora um elemento novo que irá fortalecer ainda mais as relações entre as universidades. “O fato de ter dupla titulação é em si atraente, mas o mais importante é que o pesquisador pode usar a experiência combinada de grupos de pesquisa de ambas as universidades. Além disso, a KU Leuven vê muitas vantagens neste conceito de pesquisa de doutorado e espera, em parceria com a USP, atrair muitos pesquisadores de qualidade”, falou Vandepitte.

eesc defesa cotutela leuven

Foto: Umberto Patracon

Acordo de Cooperação Internacional

A realização do doutorado em cotutela acontece devido a um Acordo de Cooperação Internacional firmado entre a USP e KU Leuven em 2011.

A KU Leuven é uma das principais universidades europeias sendo fundada em 1425 na cidade de Leuven, ao norte da Bélgica, e tida como referência na área de Engenharia.

Segundo Volnei, por parte da USP cria-se a oportunidade de se trabalhar em cooperação com professores de uma excelente universidade europeia. “Essa relação pode gerar não somente publicações científicas internacionais, mas também, o convite para poder participar de projetos europeus, bem como a possibilidade de se fazer doutorados em cotutela e pós-doutorados”.

Para a Universidade da Bélgica os benefícios do Acordo também são vastos. “Tem-se a oportunidade de se ter um contato com a melhor universidade da América Latina, bem como, a oportunidade de ser ter um contato mais forte com um dos países do BRIC. Tais oportunidades proporcionam, assim, um aumento do grau de internacionalização de ambas as universidades”, explicou Tita.

Por Nathália Nicola, da Assessoria de Comunicação da EESC