EESC homenageia funcionários, alunos e professores pioneiros
25 de março de 2013
Compartilhe:

 

Compuseram a mesa o diretor da EESC, Geraldo Roberto Martins da Costa, os professores Rodrigo de Melo Porto e Walther Abrahão Nimir e o ex-funcionário Walter Lombardi. Também estava à mesa o professor Walter Savassi, que foi funcionário, aluno e depois docentes da instituição.

 

A abertura do evento foi feita pelo diretor, que ressaltou a importância da participação dos funcionários de uma instituição de ensino em sua constituição e desenvolvimento. “Só com alunos e professores não se faz uma escola, precisamos do suporte dos funcionários que façam com que as coisas aconteçam. Os funcionários desta Escola, que hoje é uma referência nacional e internacional, deram toda a sustentação para que hoje estejamos nesse patamar”, falou.

 

Considerando as dificuldades do início da EESC, Savassi acredita que o trabalho dos funcionários pioneiros será cada vez mais valorizado. “Diante do pequeno número de cursos de engenharia no passado, não foi fácil encontrar pessoas habilitadas (funcionários e docentes) para a instalação de uma nova escola de engenharia. Mas nosso primeiro diretor conseguiu encontrar as pessoas certas para aquele começo desafiador. Tenho orgulho de ter convivido com estes bravos funcionários”, falou.

 

Na ocasião, Walter Lombardi agradeceu a homenagem e lembrou o nome dos primeiros dez funcionários da Escola, oriundos de outras unidades da USP. “Essa homenagem possui um significado muito especial. Com ela, daremos conhecimento aos novos ingressantes na Escola de que com apenas dez pessoas foi possível dar início a essa Instituição”.

 

Representando os professores pioneiros, Walther Abrahão Nimir e Rodrigo de Melo Porto lembraram momentos que passaram na EESC, como as dificuldades de comunicação da época, por exemplo. “Não tínhamos as facilidades de hoje - como celular, fax e internet -, mas tínhamos muita dedicação, entusiasmo e trabalho”, falou Melo Porto.

 

Após os pronunciamentos, os participantes inauguraram o totem “Funcionários pioneiros da EESC”, localizado na Praça Registrum, localizada em frente ao Edifício E-1.

 

Dando continuidade às comemorações dos 60 anos, foram realizadas no período da tarde duas mesas redondas. A primeira teve como tema “Empreendedores da EESC” e a segunda “Engenharia & Desenvolvimento”.

 

A primeira mesa foi composta por ex-alunos EESC que falaram sobre a trajetória de suas carreiras até se tornarem empresários. Participaram da ocasião o sócio sênior de Value Chain da Ernst & Young, Carlos Frederico Bremer, o presidente do Conselho Administrativo do Grupo São Martinho, João Guilherme Sabino Ometto, e a diretora-presidente da Lupo S.A., Liliana Aufiero.

 

Para Liliana, ao se formar, os alunos devem arriscar no mercado de trabalho. “Minha dica é sempre o planejamento. Acompanhe sua ideia, pois ela é a alma do negócio”. O mesmo foi ressaltado por Bremer, “A EESC tem todos os elementos da cadeia para que todos saiam prontos para o mercado de trabalho e se tornem empresários, como a EESC jr. O importante é ir atrás dos seus objetivos”, falou.

 

A segunda mesa-redonda contou com a presença do presidente do Instituto de Engenharia, Aluízio de Barros Fagundes, do deputado federal João Dado, do diretor de Programas e Bolsas no País – CAPES, Marcio de Castro Filho, e do deputado estadual Roberto Massafera, os quais abordaram os desafios da Engenharia segundo as áreas de atuação de cada um.

 

Segundo o diretor da EESC, Geraldo Roberto Martins da Costa, os eventos tiveram resultado positivo. “Tivemos um retorno muito bom quanto às atividades realizadas hoje. Recebemos no evento da manhã familiares dos pioneiros que ficaram bastante gratos quanto às homenagens. Nas mesas-redondas os ouvintes tiveram uma participação muito boa. Com isso, alcançamos nosso objetivo de aproximar a EESC ainda mais dos nossos alunos, funcionários e professores”, declarou Geraldo.

 

 Por Nathália Nicola

 

{gallery cols=4}/noticias/60anospioneiros{/gallery}

 

Depoimentos

 

Roberto Massafera, Deputado Estadual, Engenheiro Civil formado em 1967, na 11ª turma da EESC,  e presidente do CAASO (1965/66) – 11/12/12

“A EESC-USP é um modelo de escola pública, orgulho dos paulistas e brasileiros, na área do ensino, pesquisa e extensão. Muito me honra o fato de ser graduado por essa estimada instituição“.

 

Walter Lombardi, ex-funcionário – 22/03/2013

“Parabenizo a Escola de Engenharia de São Carlos pela homenagem que está sendo prestada aos funcionários que desde 1953 fizeram parte das atividades administrativas e acadêmicas da Escola.

Pode parecer à primeira vista uma singela homenagem. Porém ela está configurada em um significado muito especial.

É válido, nesta oportunidade, dar conhecimento aos novos professores e funcionários, pois de fato para organizar e implantar as atividades da Escola tinham apenas 10 pessoas, quase todas procedentes de outras unidades da USP. Expresso em nome dos ex-alunos um profundo agradecimento por essa homenagem”.

 

Walter Savassi, ex-aluno de Engenharia Civil da turma de 1959, funcionário e docente – 22/03/2013

“Com muita alegria, celebramos os 60 anos de nossa querida Escola de Engenharia de São Carlos. Tive notícia da sua instalação quando era jovem,

ainda cursando o segundo grau em Taquaritinga. Para nosso justo orgulho, e de muitos outros jovens, a EESC progrediu e transformou-se em um marco referencial na engenharia nacional e do exterior”.

 

Rodrigo de Melo Porto, ex-aluno da turma de Engenharia Civil de 1969 e ex-docente – 22/03/2013

“Para mim é uma emoção muito grande estar participando desses eventos de 60 anos porque todos nós que passamos por essa Escola temos um orgulho muito grande. Eu, particularmente, tenho dois orgulhos, primeiro porque eu passei nessa Escola e segundo porque eu sou o primeiro sergipano a se formar aqui. Parabéns para nossa comunidade”.

 

Walther Abrahão Nimir , ex-aluno de Engenharia Civil da turma de 1959 e ex-docente – 22/03/2013

“60 anos representa a síntese de tudo o que aconteceu desde 1953 quando a escola foi fundada. Nos seus primórdios não se tinha nada para fazer e hoje em dia é um centro de engenharia internacional. É conhecida por uma boa parte do campo técnico. Principalmente para São Carlos isso aqui é um ponto singular. Um dos maiores orgulhos que tenho foi ter entrado nessa Escola, cursado e ter dado aula aqui. Para mim isso aqui faz parte da minha vida”.

 

Liliana Aufiero, Diretora-presidente da Lupo S.A e ex-aluna da EESC da turma de Engenharia Civil de 1967.

“É uma Escola que deu um fundamento extraordinário para todos nós, que formou elites do pondo de vista do pensamento. A EESC forma pessoas que vão em busca de solução. A Escola não precisa ser um aprendizado, ela precisa fazer com que você encontre a solução, acho que nesse ponto a EESC foi excelente, extraordinária. Ela criou a dúvida em nós, pois você tem que ter dúvida e tentar resolver, e não simplesmente aceitar as coisas como elas são, esse é o ponto básico da Escola”

 

Carlos Frederico Bremer, Sócio Sênior de Value Chain da Ernst & Young e ex-aluno da EESC do curso de Engenharia de Produção Mecânia da turma de 1986.

“Temos que comemorar muito os 60 anos da Escola. Quando entrei aqui ela era relativamente pequena e hoje é muito grande. Muitas pessoas boas saíram daqui que hoje possuem lugares de liderança. A Escola deve se abrir parar de se olhar como Escola e continuar com esse elo de desenvolvimento para o Brasil”.

 

João Guilherme Sabino Ometto, Presidente do Conselho Administrativo do Grupo São Martinho e ex-aluno EESC da turma de 1963.

“A nossa Escola de Engenharia colaborou com o desenvolvimento industrial de São Paulo onde se criou um centro de inteligência muito grande para os setores, formando engenheiros. Na época da industrialização brasileira, na década de 50, ela teve um papel fundamental para o Brasil”.

 

João Dado, Deputado Federal e ex-aluno de Engenharia Civil da EESC da turma de 1973 - 22/03/2013

“A Escola de Engenharia de São Carlos está comemorando 60 anos de contribuição à sociedade brasileira pelos seus projetos desenvolvidos. Os eventos e debates promovidos em suas comemorações contribuem não só para melhorar a Escola, como também para que outros assuntos como legislação, envolvendo a engenharia, sejam comentadas”.

 

Aluísio de Barros Fagundes, Presidente do Instituto de Engenharia e ex-aluno da turma de Engenharia Civil da EESC de 1967 – 22/03/2013

“A Escola de Engenharia de São Carlos quase que dispensa propaganda porque ela é extremamente conceituada no meio técnico. Estou dizendo não por poder ser formado, mas é porque conheço o mercado e o mercado procura um engenheiro de São Carlos, pois eles têm uma formação generalista de primeiríssima qualidade. Então, são 60 anos de introdução de grandes engenheiros no meio técnico”.

 


Veja também