Empresa júnior da EESC completa 20 anos
21 de novembro de 2012

Com a impulsão do Movimento Empresa Júnior no Brasil na década de 90, a EESC jr. foi fundada em 1992 com o intuito de proporcionar soluções de qualidade e baixo custo em engenharia e arquitetura, bem como preparar os graduandos para o mercado de trabalho, sendo uma das pioneiras do Brasil no âmbito de Empresas Juniores inspirada no modelo da Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo (FEJESP).

eesc eescjr logoPara realização das atividades, a empresa está dividida em sete grupos funcionais: Marketing, Recursos Humanos, Jurídico-Financeiro, Projetos, Eventos, Qualidade e Responsabilidade Social Empresarial, pelos quais já passaram por ela aproximadamente 650 pessoas que tiveram a oportunidade de aproximar suas graduações ao mundo empresarial.

Atualmente presidida pela estudante do 4º ano de Engenharia Ambiental, Tamiris Benassi Mori, a equipe da empresa é formada por analistas, gerentes e diretores (cerca de 80 membros) que atendem às empresas apresentando um vasto portfólio de projetos, sendo estes na área de Arquitetura e Engenharia, como desenhos, adequação arquitetônicas, consultorias, orçamentos, plano de negócios, análise de mercado, gestão, organização, entre outros.

Para comercializar esses projetos, a empresa atua de duas formas: oferecendo seu trabalho para pequenos empresários e com uma incubadora de empresas, por meio de uma parceria com o SEBRAE, e também recebendo projetos diretamente de empresas de forma passiva, como por exemplo a procura da TAM. “Fomos procurado pela TAM para fazer um mapeamento de máquinas. Ficamos contentes com a procura e estamos trabalhando para que nosso projeto seja escolhido, pois será um aprendizado muito importante para todos os membros”, esclareceu Tamiris.

Assim como a TAM, a Rhodia, entre outras empresas de grande e pequeno porte, procuram a EESC jr. constantemente para realizar projetos. Desde sua fundação até o momento, a EESC jr. já elaborou mais de 80 projetos documentados em diversas áreas. O recorde ficou para o ano 2011 com 14 projetos finalizados.

Além das atividades diariamente realizadas por seus membros, o grupo também é responsável por realizar o “Mercado” a Feira de Carreiras da USP, que hoje é a terceira maior feira do Estado de São Paulo. Decorrente da eficiência do evento, que em 2012 contou com a participação de 2.600 pessoas, no ano de 2010 o grupo foi contemplado com o 14º Prêmio da Qualidade da FEJESP – Categoria Evento, que premia as melhores práticas das empresas juniores do Estado.

A equipe também desenvolve durante o ano ações sociais com jovens de 13 e 14 anos de projetos sociais como Projeto Pequeno Cidadão, realizado pela USP, e o CEFA.

Para o diretor de Responsabilidade Social Empresarial da EESC jr. e aluno do segundo ano de Engenharia de Produção Mecânica, Marcelo Bussab Fonseca, participar de um programa como esse é atuar com diferenciais. “As empresas juniores são uma área nova no mercado onde sempre tive vontade de participar, principalmente para fazer a diferença na vida das pessoas e agregar experiências à minha graduação”, ressaltou.

Tamiris lembrou que hoje em dia as empresas têm identificado que os alguns formandos de engenharia tem dificuldade ao ingressar no mercado de trabalho por conta do trabalho em grupo. “A formação que temos na engenharia é muito técnica. Não aprendemos a nos relacionar com as pessoas, liderar e trabalhar em grupo. Muitas vezes são os engenheiros que assumirão papéis de liderança na gestão, por isso, a EESC jr. vem como um complemento, uma formação e aprendizado     principalmente de convívio, mas também de softwares e ferramentas. É uma troca muitoboa”, disse.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3373-9280 ou pelo e-mail eescjr@eesc.usp.br.

eesc eescjr 20 anos

Por Nathália Nicola, da Assessoria de Comunicação da EESC