USP sobe 20 posições no ranking Times Higher Education 2012
04 de outubro de 2012

“A melhora significativa da USP em termos de posicionamento global e regional comprova que a grande maioria dos professores, funcionários técnico-administrativos e alunos está no caminho certo: preocupação crescente com  a qualidade do ensino, pesquisa e extensão dos serviços à comunidade; interdisciplinaridade; coesão; e ênfase na internacionalização”, destaca o reitor da USP, João Grandino Rodas.

O ranking britânico do Times Higher Education é um dos mais importantes rankings mundiais de universidades, desenvolvido em conjunto com a base de dados da Thomson Reuters. A avaliação é feita a partir de 13 indicadores, de acordo com cinco categorias — ambiente de ensino, inovação, internacionalização, pesquisa (volume, investimento e reputação) e citações (influência da pesquisa).

O The Times já havia classificado a USP  entre as 100 universidades com melhor reputação de todo o mundo. No 2012 World Reputation Ranking, divulgado no dia 14 de março deste ano, a USP foi a única universidade brasileira e latino-americana a figurar nessa classificação, ficando na posição 61-70. O grupo das 100 universidades com melhor reputação, com instituições de ensino superior de 19 países, representam 0,5% do total das universidades mundiais. Esse ranking é uma vertente da classificação anual das universidades.

O World Reputation Ranking se baseia nos resultados de consultas realizadas junto a mais de 17.500 mil acadêmicos de mais de 135 países. O ranqueamento das instituições é elaborado tendo como principal critério a excelência na pesquisa e no ensino. Os pontos para avaliar a reputação são referentes ao número de vezes que uma instituição foi citada pelos entrevistados como sendo a melhor em seus respectivos campos de conhecimento.

Posição de liderança

A USP tem alcançado posições de destaques nos principais rankings internacionais de universidades. Na versão mais recente do ranking QS World University Rankings, divulgado no início de setembro, a USP subiu trinta patamares, passando a ocupar a 139ª posição na classificação geral.

Neste ranking, são consideradas 2.000 universidades e avaliadas 700, resultando no ranking das 400 melhores classificadas. Os principais critérios são reputação acadêmica, reputação entre os empregadores, citações por área (tendo como referência a base de dados SCiVerse Scopus), estudantes por área, proporção de alunos estrangeiros e proporção de áreas internacionais. A edição 2012 do ranking Academic Ranking of World Universities (ARWU), divulgado em agosto, pela Shanghai Jiao Tong University, posicionou a USP entre as 150 melhores universidades do mundo.

No ranking Webometrics, a USP passou da 20ª posição, no primeiro semestre deste ano, para a 15ª posição, no ranking divulgado no mês de julho. Este ranking mensura dois aspectos principais – o tamanho da universidade na web e a visibilidade da universidade na internet, representada pelo número de links que o site da universidade tem com outros sites ou diretórios.

Fonte: www.imprensa.usp.br