Enem USP ainda tem inscrições para quem quer entrar na Universidade em 2024
21 de dezembro de 2023

Ainda dá tempo de concorrer a uma vaga na USP em 2024 com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições vão até as 12 horas do dia 5 de janeiro de 2024 pelo site da Fuvest e a taxa de inscrição terá o valor de R$ 10,00; inscritos no vestibular Fuvest 2024 e estudantes em vulnerabilidade socioeconômica estão isentos da taxa. Saiba mais sobre o Enem USP aqui. São 1500 vagas em diferentes cursos de graduação da USP disponibilizadas nas modalidades ampla concorrência (AC), escola pública (EP) e pretos, pardos e indígenas (PPI). O edital do processo seletivo Enem USP pode ser consultado neste link.

Os candidatos podem se inscrever em até três cursos de sua preferência em uma das áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e da Vida (B); Ciências Exatas e Tecnológicas (E) e Ciências Humanas e Sociais (H). Será possível alterar as opções de cursos dentro da área escolhida no período de 18 a 19 de janeiro de 2024. A primeira chamada de candidatos aprovados será no dia 24 de janeiro e a segunda no dia 14 de fevereiro. Haverá também chamadas de candidatos em listas de espera.

Como será a seleção

A seleção dos candidatos será por classificação conforme a pontuação obtida no Enem do ano de 2023. Primeiro serão preenchidas as vagas destinadas à Ampla Concorrência (AC); depois as vagas destinadas às Políticas de Ações Afirmativas, nas categorias Escola Pública (L1 e L3); a seguir serão classificados os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham realizado a inscrição, também, para as vagas PPI, nas categorias PPI (L2 e L4).

Confira a tabela de distribuição de vagas por modalidade no Enem USP 2024:

• Escola Pública (EP-L1) – candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras;
• Escola Pública (EP-L3) – candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras;
• Pretos, Pardos e Indígenas (PPI-L2) – vagas destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras;
• Pretos, Pardos e Indígenas (PPI-L4) – vagas destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras.

O candidato concorrerá apenas com aqueles que tenham optado pelo mesmo curso e período no processo seletivo Enem USP 2024, mas a pontuação final poderá variar para cada curso conforme estabelecido pelas Unidades da USP neste link.

Calendário Enem USP

• 5 de Janeiro de 2024 – às 12h – Fim do período de inscrição
• 8 de Janeiro de 2024 – Data-limite para pagamento da taxa de inscrição
• 18 de Janeiro de 2024 – às 12h – Início do período para eventual alteração das opções de curso
• 19 de Janeiro de 2024 – às 12h – Fim do período para eventual alteração das opções de curso
• 24 de Janeiro de 2024 – Divulgação da 1ª Chamada Regular

Para ingresso em 2024, além das 1.500 vagas pelo sistema Enem USP, a USP oferece  8.147 vagas pelo vestibular da Fuvest e 1.500 vagas pelo Provão Paulista (forma de avaliação seriada que será aplicada pela Secretaria Estadual da Educação), totalizando 11.147 vagas para novos alunos. Em todos os processos de seleção, a USP reserva 50% das vagas de cada curso de graduação para candidatos egressos de escolas públicas (EP).

Confira o edital do Enem USP neste link
Saiba mais sobre o Provão Paulista clicando aqui.
Outras informações sobre o vestibular estão na página da Fuvest.

Fonte: Jornal da USP