Grupo de pesquisa da USP desenvolve inventário de logística reversa em parceria com a prefeitura de São Carlos
20 de dezembro de 2023

Em um esforço colaborativo, entre o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Resíduos Sólidos (NEPER), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a cidade de São Carlos avança na gestão sustentável de resíduos.

O NEPER, fundado em 2003, tem desempenhado um papel fundamental nas atividades relacionadas à gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, consolidando-se como um ponto de referência nesse campo. Visando cumprir uma das metas do Plano Municipal de Resíduos Sólidos de São Carlos (SP), o NEPER, em parceria com a Prefeitura de São Carlos elaboraram o Inventário de Logística Reversa do município, uma iniciativa inovadora que visa compreender e aprimorar o cenário dos resíduos passíveis de logística reversa na região.

O inventário, dividido em duas partes, consiste em uma cartilha informativa e um painel interativo. O documento apresenta de modo acessível o conceito de logística reversa, destacando as responsabilidades, os procedimentos e as entidades encarregadas da gestão de cada tipo de resíduo. Além disso, descreve a metodologia utilizada para coleta, organização e tabulação dos dados. São ainda apresentados os resultados obtidos e é feita uma avaliação e análise tanto do avanço no município quanto da transparência dos dados fornecidos.

O painel interativo, acessível neste link, é uma ferramenta vanguardista que compila dados de forma dinâmica. Nele, é possível explorar informações interativas sobre a quantidade coletada, as entidades gestoras envolvidas, os responsáveis pela coleta e os pontos de coleta. Um mapa interativo também destaca os pontos de descarte espalhados pela cidade onde a população deve levar os resíduos.

O principal objetivo deste inventário não se limita a informar, mas também visa conscientizar a população sobre a importância do  descarte responsável. Ao disponibilizar dados sobre a geração, coleta e destino dos resíduos, o NEPER, em parceria com a Prefeitura, busca incentivar práticas sustentáveis e promover a participação ativa da comunidade.

Esse esforço conjunto representa um passo rumo à transparência e à participação ativa da sociedade e da universidade na construção de um futuro mais sustentável e responsável em relação aos resíduos.

Participaram ativamente da elaboração do Inventário os pesquisadores do NEPER: Ana Maria R. C. Castro, Igor Matheus Benites, Julia Fonseca Colombo Andrade e Cleyse Kelly Barbosa Nunes.