Artigo de pesquisadores da EESC foi premiado em evento internacional de tecnologia em Porto Rico
28 de novembro de 2023
Compartilhe:

Evaluation of Current Transformers Impacts on Harmonics Caused by High Impedance Faults foi premiado como o melhor artigo da Track 3: Innovative Technologies and Processes durante o Innovative Smart Grid Technologies Latin America (ISGT-LA 2023), realizado entre os dias 6 e 9 deste mês, em San Juan, Porto Rico.

O trabalho é de autoria do mestrando Maurício Pavani da Silva e da doutoranda Gabriela Nunes Lopes, ambos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, sob orientação do professor José Carlos de Melo Vieira Júnior, do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP) .

A edição de 2023 do ISGT-LA teve como tema “Recuperação de desastres e transformação da rede em tempos de mudanças climáticas”. O evento contou com a participação de mais de 100 trabalhos de toda a América Latina e de outras partes do mundo.

Alinhado com o tema proposto, o ISGT-LA também buscou promover várias sessões de debates a respeito de assuntos como a transição energética, smart grids, mudanças climáticas e fontes alternativas de energia.

Em relação ao artigo premiado, o trabalho avalia os potenciais impactos que transformadores de corrente podem imprimir nas formas de onda da corrente durante a ocorrência de faltas de alta impedância e de que maneira esses impactos poderiam dificultar o desempenho dos métodos de detecção baseados nessas correntes. Um dos principais objetivos do artigo foi proporcionar uma análise exploratória desses eventos de maneira a contribuir com o desenvolvimento de ferramentas de detecção mais robustas e confiáveis.


Veja também