EESC sedia convênio de pesquisa com a indústria no tema de sequestro geológico de carbono
25 de setembro de 2023

A Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) sediará pelos próximos três anos um convênio de pesquisa com as gigantes do setor de energia ExxonMobil e Equinor, para estudar problemas associados à confiabilidade mecânica de linhas submarinas flexíveis, conhecidas como risers, sujeitas a escoamento multifásico.

Trata-se do primeiro convênio de pesquisa firmado entre a USP (envolvendo a EESC e a Escola Politécnica) e a ExxonMobil, que é uma das maiores empresas mundo.

No Laboratório de Escoamentos Multifásicos Industriais (LEMI-EESC), que faz parte do Núcleo de pesquisa em Escoamentos Multifásicos (NAP-EM), serão realizados os experimentos utilizando uma estrutura inclinável de grande porte que permite simular escoamentos com características hidrodinâmicas similares ao fluxo de hidrocarbonetos que ocorre no pré-sal.

No Laboratório de Mecânica Oceânica – LMO, da Poli, serão desenvolvidos modelos matemáticos e numéricos dos riser.

Entre as linhas de pesquisa abarcadas pelo convênio está o sequestro geológico de carbono, que é uma tecnologia avançada e promissora para combater as emissões de gases de efeito estufa e mitigar as mudanças climáticas. Envolve a captura de dióxido de carbono (CO2) e seu armazenamento seguro em formações geológicas profundas, como aquelas encontradas em reservatórios de petróleo esgotados. A injeção de CO2 é feita através de poços injetores, mas sabe-se que, na prática, ocorrerá escoamento bifásico nesses poços.

Há poucos dados na literatura a respeito de escoamento multifásico descendente em linhas grandes e com gases densos. É nesse contexto que se insere o LEMI, localizado na área 2 do campus da USP em São Carlos, pois possui infraestrutura experimental que permite observar esse escoamento em qualquer inclinação ascendente ou descendente e com razões de densidade líquido-gás abaixo de 10.

O convênio, intitulado Dinâmica de risers lazy-wave sob escoamentos multifásicos internos – uma abordagem experimental e numérica, é regulado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), terá vigência de três anos (prorrogável por mais 2 anos) e contará com uma equipe de 30 pessoas, incluindo oito docentes da USP, além de engenheiros, pesquisadores e técnicos.

Coordenador: Prof. Oscar Rodriguez (EESC)
Vice-coordenador: Prof. Celso Pesce (Poli)