Conselho Universitário aprova tabela de vagas para vestibular 2024
03 de agosto de 2023
Reunião do Conselho Universitário discute os mecanismos de ingresso na USP e quantidade de vagas para 2024 - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O Conselho Universitário aprovou, em sessão realizada no dia 1º de agosto, a tabela de vagas dos cursos de graduação da USP para o vestibular de 2024. A partir do próximo ano, a USP terá três formas de ingresso para os novos estudantes: o vestibular da Fuvest, o Enem USP e o Provão Paulista. O número total de vagas oferecidas pela USP – 11.147 – não terá alteração em relação ao ano passado.

O Provão Paulista é uma forma de avaliação seriada, que será aplicada pela Secretaria Estadual de Educação, aos estudantes do 1º, 2º e 3º anos das escolas públicas estaduais. Nesse programa, a USP oferecerá 1.500 vagas, das quais 558 são voltadas a estudantes PPI.

Para a seleção pelo vestibular da Fuvest serão oferecidas 8.147 vagas: 4.888 serão reservadas para candidatos na modalidade Ampla Concorrência; 2.053 vagas para candidatos EP; e 1.206 para EP/PPI. Para a seleção do Enem USP estão sendo destinadas 1.500 vagas: 685 serão para Ampla Concorrência; 512 para estudantes EP e 303 para estudantes EP/PPI.

A USP reservará 50% das vagas de cada curso de graduação e turno para candidatos egressos de escolas públicas (EP), considerando os três processos de seleção: vestibular da Fuvest, o Enem-USP e o Provão Paulista.  Nesse porcentual incide reserva de vagas para candidatos pretos, pardos e indígenas (PPI) equivalente à proporção desses grupos no Estado de São Paulo, segundo o último censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é de 37,5%.

“Com a implementação do Provão Paulista, estamos dando mais oportunidades para os meninos e as meninas da educação pública, conhecendo um pouco mais sobre o seu desempenho durante o ensino médio e, assim, podermos propor aprimoramentos. Não adianta ficarmos apenas criticando a qualidade do ensino. Agora, somos co-responsáveis por essa melhoria”, destacou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior. “Este ano, teremos acesso a 1, 2 milhão alunos do ensino médio, podendo mostrar para esses estudantes que a USP é uma universidade pública, gratuita e de excelência e que eles têm a possibilidade real de poder ingressar aqui”, complementou.

O pró-reitor de Graduação, Aluísio Segurado, destacou que um dos principais desafios da Universidade é aumentar o interesse do estudante da rede pública em ingressar na USP, possibilidade que poderá ser ampliada com a adoção do Provão Paulista. Segurado citou que apenas 16% dos 400 mil alunos que concluíram o ensino médio público fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 e, em média, 8,7% desses concluintes se inscreveram no
vestibular da Fuvest nos últimos cinco anos.

Clique nos links abaixo para acessar a tabela de vagas por modalidade de ingresso e por curso: Fuvest, Enem USP e Provão Paulista.

Provão Paulista

O Provão Paulista é uma nova forma de avaliação da Secretaria da Educação, que será aplicada em alunos do ensino médio das escolas estaduais. Além da USP, a avaliação dará acesso a cursos superiores da, Unicamp, Unesp, Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza já para o ano letivo de 2024.

A nova avaliação começará a ser aplicada no próximo mês de novembro de forma seriada, com questões de múltipla escolha e redação. O acesso às vagas nas universidades será obtido pela nota acumulada pelos alunos.

Neste ano, será considerada apenas a nota dos alunos no último ano; no ano que vem, será considerada a média das notas nos dois anos anteriores; e a partir de 2025 em diante, serão considerados os resultados nas provas aplicadas ao longo das três séries.

Além de facilitar a entrada no ensino superior, a Secretaria da Educação avalia que o Provão Paulista servirá para melhorar o desempenho dos estudantes do ensino médio da rede estadual. A iniciativa também será um instrumento de combate ao abandono e à evasão escolar.

Na USP, a inclusão do Provão Paulista como nova forma de ingresso foi aprovada pelo Conselho Universitário no dia 27 de junho.

O protocolo de intenções assinado com a Secretaria de Educação prevê também o oferecimento de um auxílio permanência para ingressantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica no valor de R$ 800 mensais e a implantação do programa “Mais Aprendizagem”, estágio remunerado na rede pública para licenciados da USP, no valor de R$ 2.100 mensais por 30 horas de dedicação, com supervisão docente.

Texto: Adriana Cruz
Arte: Carolina Borin e Joyce Tenório