Núcleo de pesquisa da EESC-USP destaca-se por soluções inovadoras para a gestão de resíduos sólidos
04 de julho de 2023
Compartilhe:

Entre incontáveis contribuições históricas para o Meio Ambiente por parte da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), uma das mais destacadas é, sem dúvida, o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Resíduos Sólidos (NEPER), fundado em 2003, criado para contribuir no avanço do conhecimento sobre resíduos sólidos no Brasil.

O núcleo é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento da EESC-USP e, desde sua criação, é coordenado pelo professor Valdir Schalch. Ao longo de duas décadas de atuação, o NEPER destaca-se em pesquisas e estudos relacionados a resíduos sólidos. Com uma abordagem interdisciplinar, o grupo tem se dedicado a compreender os desafios e desenvolver soluções inovadoras para a gestão e gerenciamento dos resíduos.

 

Uma importante contribuição do núcleo para a sociedade civil e acadêmica é o Simpósio sobre Resíduos Sólidos (SIRS), organizado a cada dois anos. Desde sua primeira edição em 2009, o SIRS tem sido um espaço dedicado à troca de conhecimentos e interação entre professores, pesquisadores, estudantes e outros profissionais da área. Durante o simpósio são ministradas palestras, apresentados trabalhos e promovidas discussões sobre a gestão e gerenciamento de resíduos sólidos.

“O SIRS configura-se como um importante espaço para a busca de soluções sustentáveis e eficientes nesse campo crucial para o desenvolvimento sustentável. Uma das principais preocupações do SIRS é agregar conhecimentos e promover a interação entre pesquisadores e profissionais, visando a melhoria e o direcionamento adequado na gestão de resíduos sólidos”, explica Schalch.

Em 2023 será realizado o VIII SIRS, com a temática Resíduos Sólidos e Agenda 2030: Interface da gestão e gerenciamento para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável. O evento, que tem como sede a EESC, será realizado nos dias 13, 14 e 15 de setembro. Essa edição também marca a comemoração dos 20 anos do NEPER-USP, adicionando um significado especial ao simpósio. Para o professor Schalch, “o evento oferecerá um ambiente propício para colaboração, promovendo a criação de parcerias e o fortalecimento da comunidade de especialistas em gestão e gerenciamento de resíduos sólidos”.

Outra frente de atuação do NEPER é a elaboração de Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), instrumento exigido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. Este trabalho permite aproximar a universidade e as prefeituras, permitindo treinamento dos alunos envolvidos nestes projetos e compartilhamento de conhecimentos.

Um exemplo disso foi a elaboração do PMGIRS de São Carlos (SP), publicado em 2020, e de Porto Ferreira (SP) em 2018, com a participação do coordenador do núcleo e de alunos de mestrado e doutorado da EESC. Atualmente, por meio de uma parceria da EESC com o Departamento de Água e Esgoto (DAAE) de Araraquara (SP), os integrantes do grupo realizam a revisão do PMGIRS daquele município.

Ainda sobre a aproximação com a sociedade, o NEPER também tem atuado na divulgação científica sobre resíduos sólidos nas redes sociais, com perfis no Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube, além do website do grupo. “O objetivo é divulgar as pesquisas e outras ações do NEPER de uma forma acessível para o público em geral, além de promover educação ambiental sobre o tema dos resíduos sólidos”, aponta Schalch.

Além do VIII SIRS, e ainda com o propósito de popularização da ciência, outra novidade que está sendo preparada pelo NEPER é a publicação de uma série dividida em quatro volumes. Trata-se de um compilado de toda a produção bibliográfica sob orientação do professor Schalch na área de Resíduos Sólidos na EESC-USP.

Ele destaca que os livros se dividem em quatro grandes temas: diagnóstico, planejamento e gestão; economia circular; reciclagem e tratamento; e disposição final. “Acompanhando nossas redes sociais é possível saber mais informações sobre o VIII SIRS, as nossas publicações e demais futuras novidades sobre a atuação do NEPER”, convida o coordenador do núcleo.

Por Alexandre Milanetti (ex-Libris), com informações de Júlia Andrade, Igor Matheus Benites,
Ana Maria Castro, Cleyse Kelly Barbosa Nunes e Valdir Schalch

 


Veja também