Coleções PROFCIAMB da EESC-USP fomentam a prática de atividades educacionais com foco em Ciências Ambientais
12 de junho de 2023

Já estão disponíveis para educadores de todo o Brasil as seis obras que fazem parte da Coleção Ambiental: Série Guias Educacionais (quatro títulos) e Série Pesquisa e Reflexão (dois títulos).

Os livros foram organizados pelo Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB), mestrado profissional que é coordenado pelo professor Tadeu Malheiros, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP.

Lançados em comemoração ao Dia Mundial da Água - 22 de março, durante evento realizado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), os livros reúnem, de maneira prática e de fácil aplicação, material educativo relacionado às ciências ambientais, com foco na questão da água, elemento essencial à vida. Os volumes seguem o conceito de acessibilidade, incluindo audiodescrição nas imagens. Eles são totalmente gratuitos e estão disponíveis para download neste site.

“O material que compõe os livros da Coleção Ambiental foi produzido por professores da rede de educação básica durante suas pesquisas no mestrado profissional, em conjunto com seus orientadores, cumprindo as diretrizes da Capes de criação de um produto educacional. Ao final de seus mestrados, esses professores produzem uma dissertação que contempla proposta de uma atividade de ensino em forma de produto, que pode ser um jogo, uma cartilha ou um curso, por exemplo. Desde 2016, quando o mestrado foi criado, vimos produzindo um valioso material, que merece ganhar escala e ser alcançado por educadores de todo o país, o que nos motivou a organizar a Coleção PROFCIAMB”, destaca Malheiros.

Os guias trazem de forma sintetizada muitas atividades propostas pelos mestrandos em suas dissertações, que podem ser facilmente apropriadas por professores da educação básica e aplicadas em sala de aula. Cada guia contempla um conjunto temático de fichas de atividade, com explicações de como aplicar aquela atividade, como correlacioná-la com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e os compromissos propostos pela ONU para um planeta sustentável.

A organização do material permite que o mesmo possa extrapolar os muros das escolas e também servir como produto educacional a ser utilizado em outros espaços, como ONGs e empresas que tenham a concepção da educação para o desenvolvimento sustentável, voltado para quem lida com o ensino em ciências ambientais e a temática da água e meio ambiente.

EESC e as questões ambientais

Ao destacar a relação entre a EESC e as preocupações com as questões ambientais, o professor Tadeu Malheiros lembra que a ideia de colocar a Escola de Engenharia para coordenar um mestrado em rede voltado para área de ensino de ciências ambientais foi justamente romper separações que ainda persistem entre áreas como a engenharia e a educação, quando, na realidade, são integradas, “o que ganha ainda mais força no mestrado, uma vez que envolve orientadores e discentes pesquisadores de várias áreas, como Biologia, Filosofia,  Matemática, Pedagogia, Física, Computação, entre outras. Há uma grande diversidade, o que é muito importante porque dá um contexto interdisciplinar e permite levar os aprendizados da universidade nessa área tão importante que é a do meio ambiente para jovens da rede da educação básica, de forma a sensibilizá-los e prepará-los para a questão do desenvolvimento sustentável”.

De acordo com Malheiros, o projeto que agora está sendo preparado é o lançamento de uma série de cursos on-line para que se possa despertar o interesse e preparar principalmente profissionais da área de educação básica para poderem se apropriar de todo o potencial presente nesses guias. Isso, claro, enquanto os guias seguem em plena divulgação por todo o país.

O mestrado, que já contabiliza mais de 400 egressos e foi avaliado com nota 4 pela Capes, segue com cada vez mais interessados. “Atualmente, estamos com nove universidades associadas ao programa, de todas as regiões do Brasil. Isso torna o resultado ainda mais valioso, em razão da diversidade cultural e educativa, uma vez que cada produto desenvolvido pelos mestrandos traz suas peculiaridades, contextos e realidades regionais, da forma que possamos abranger com bastante material todo o nosso país”.

Veja quais são as obras que compõem cada coleção:

Coleção de Guias, Série Guias Educacionais (Organizadores das quatro obras: Tadeu Fabrício Malheiros, Ariane Baffa Lourenço, Gérsica Moraes Nogueira da Silva, Vinicius Perez Dictoro e Andrea Borges)

- Água e Sustentabilidade: Bases Conceituais para o Ensino das Ciências Ambientais
- Água e Sustentabilidade: Educação Infantil e Ensino Fundamental
- Água e Sustentabilidade: Ensino Médio
- Água e Sustentabilidade: Espaços Não Formais de Educação

Coleção PROFCIAMB: Série, Pesquisa e Reflexão

- Rede ProfCiAmb: Histórico, Aprendizados e Perspectivas. Organizadores: Tadeu Fabrício Malheiros, Ana Josefina Ferrari, Dijanah Cota Machado, Henrique Ortêncio Filho, José Eduardo Martinelli Filho, Joselisa Maria Chaves, Kátia Viana Cavalcante, Maurício Amazonas e Shiziele de Oliveira Shimada.

- Experiências no Ensino das Ciências Ambientais. Organizadores: Tadeu Fabrício Malheiros, Cristiane de Paula Ferreira, Flávia Fazion, Helotônio Carvalho, Henrique Ortêncio Filho, Joselisa Maria Chaves, Kátia Viana Cavalcante, Maurício Amazonas e Rosana de Oliveira Santos Batista.

Por Denis Dana - Ex-libris