Artigos são premiados em evento da área de Sistemas Elétricos
09 de setembro de 2020
Compartilhe:

Quatro artigos de pesquisadores do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP foram premiados no VIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos (SBSE), realizado entre os dias 25 e 28 de agosto, de forma virtual. 

Em uma das sessões da categoria “Proteção de Sistemas Elétricos”, o trabalho Analysis of High Impedance Faults Current Using Fourier, Wavelet and Stockwell Transforms, de autoria de Gabriela Nunes Lopes, Luiz Trondoli e José Carlos de Melo Vieira Júnior, recebeu o prêmio de melhor artigo. 

Já na categoria “Modelagem, Análise e Simulação de Sistemas Elétricos”, o SEL foi premiado em duas sessões. Em uma delas, o trabalho Sintonia dos controladores do aerogerador GIDA com regulação de tensão para desempenho durante falta utilizando algoritmo PSO, de Milton Aguilar (Unioeste), Denis V. Coury, Fernanda Machado (Unioeste) e Romeu Reginatto (Unioeste), foi o vencedor. Em outra sessão da mesma categoria, o artigo Grid-connected inverters per-unit Dynamic Phasor modelling, simulation and control, de Álvaro Volpato e Luís Fernando da Costa Alberto, ficou com a primeira colocação. 

Por fim, em uma das sessões da categoria “Geração de Energia/Meio Ambiente”, o artigo Revisão de Falhas e Tendências na Geração Eólica, de autoria de Thiago Naufal Santelo e José Roberto B. A. Monteiro, recebeu o prêmio de melhor trabalho. 

Os laboratórios do SEL envolvidos na produção das pesquisas foram: Laboratório de Sistemas de Energia Elétrica (LSEE), Laboratório de Análise Computacional em Sistemas Elétricos de Potência (LACOSEP) e o Laboratório de Controle e Eletrônica de Potência (LACEP)

Sobre o evento – O Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos (SBSE) tem sua origem nos Encontros dos Grupos de Sistemas Elétricos (EGSE), de abrangência regional, e nos Encontros Nacionais de Engenharia de Alta Tensão (ENEAT). Patrocinado pela Sociedade Brasileira de Automática (SBA), o Simpósio é um evento técnico-científico direcionado ao setor elétrico nacional, sendo que sua principal contribuição é promover fóruns de intercâmbio de ideias, conhecimento e práticas referentes à área. Entre os objetivos específicos do evento, destaca-se: a divulgação da produção técnica-científica nacional na área de sistemas de energia elétrica; a qualificação e atualização profissional por meio da realização de minicursos, mesas redondas e conferências; a promoção e estímulo à integração entre universidades, centros de pesquisa em eletricidade e empresas do setor elétrico; e a discussão de problemas atuais e perspectivas futuras do setor elétrico nacional.

Texto: Assessoria de Comunicação do SEL/USP


Veja também