Grupo com alunos da EESC é premiado na Competição Brasileira de Robótica 2013
01 de novembro de 2013

SEMEARRealizada em Fortaleza entre os dias 16 e 20 de outubro, a competição baseou-se na construção de um robô capaz de recolher latas de alumínio em um ambiente de praia. O projeto foi desenvolvido pela equipe por aproximadamente um ano e meio, envolvendo a parte de projeto e construção do aparelho, além do desenvolvimento de teses.

O robô foi capaz de andar sobre a areia, desviar de obstáculos – tanto humanos quanto objetos –, evitar a água e limpar a praia. “O prêmio é um símbolo do trabalho árduo dos membros da equipe. Ficamos muito felizes de receber essa premiação e nos sentimos motivados para trabalhar ainda mais no desafio da próxima competição”, comentou o diretor geral do SEMEAR, Leonardo Ruli.

Formado por 40 alunos dos cursos de engenharias mecatrônica, de produção, elétrica, de computação, ambiental e mecânica da EESC e do bacharelado em ciências da computação, oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), o grupo repetiu este ano o resultado obtido na competição de 2011, quando estreou na categoria. “Buscávamos uma boa colocação desde o início do projeto, porém são muitos os desafios que precisam ser vencidos antes de chegar ao resultado”, lembrou Ruli. A vencedora do campeonato foi a equipe Z-Tronicx, da UNIP de Brasília, DF.

A equipe é orientada pelos professores Rogério Andrade Flauzino, Eduardo Bellini Ferreira, Luiz Augusto Martin Gonçalves, Daniel Varela Magalhães e Rodrigo Nicoletti, todos da EESC.

Idealizado em 2010 e formalizado em abril de 2011, o SEMEAR tem como objetivo integrar áreas do conhecimento com o intuito de promover um intercâmbio de informação para a realização de projetos mecatrônicos e participação em competições de robótica. Podem participar alunos interessados na área de projetos, construção de equipamento e na busca de soluções de engenharia nas três áreas desenvolvidas pela mecatrônica: mecânica, elétrica de baixa potência e computação.

Além de participar de competições de robótica, o grupo também desenvolve projetos em parceria com empresas ou por iniciativa própria e organiza palestras e minicursos, proporcionando novas experiências e uma formação completa para os alunos.

Os alunos interessados em fazer parte das atividades do grupo devem ficar atentos às inscrições que terão início em fevereiro do próximo ano.

Por Nathália Nicola, da Assessoria de Comunicação da EESC