7ª Feira das Carreiras da USP alcança recorde de público
29 de agosto de 2013

7feiraprofissoes

Organizada pelos alunos da Empresa Júnior da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC jr.) da USP, a Feira recebeu cerca de 4,3 mil visitantes, sendo metade deles estudantes que tiveram a oportunidade de conhecer empresas e marcas já consolidadas no mercado nacional e internacional.

Nesta sétima edição, o Mercado contou com 29 empresas expositoras e iniciou suas atividades no dia 27, no Anfiteatro Jorge Caron, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), com a palestra de abertura “Sua Carreira, Sua Escolha”, ministrada pelo diretor de supply chain para Brasil e Argentina da Motorola Mobility, Andréas Gridi-Papp.

Segundo um dos organizadores da Feira, Rafael Souza, o evento deste ano superou as expectativas. “Tivemos um movimento constante ao longo do dia. Os estandes permaneceram cheios e o retorno que tivemos das empresas foi muito bom", enfatizou o membro da EESC jr.

Representantes das empresas Andritz e Danone, patrocinadores do evento, contaram que ex-alunos da USP compõem seus times de funcionários. “O futuro está nas mãos dos estudantes que estão se formando agora, por isso apresentamos para eles nossa empresa, nossos objetivos e ideais para que se interessem pelo que oferecemos e façam parte da nossa equipe”, contou o expositor José Benedito Melo da empresa Andritz, a qual atua há mais de 170 anos no mercado e é líder mundial na área de equipamentos de geração de energia.

Para a expositora da Danone, Priscila Pacheco, a Feira é diferenciada pela oportunidade de conversar com os estudantes e de recrutá-los através de processos seletivos. “Participamos de grandes feiras, de universidades renomadas, mas não conseguimos falar com as pessoas como conseguimos aqui na USP, isso é decorrente de uma boa organização”, comentou a representante da empresa.

Inúmeros estudantes que participaram das Feiras das Carreiras da USP conseguiram vagas de estágio e trainee em empresas renomadas. Prova disso foi um dos expositores da América Latina Logística (ALL), Márcio Kondo.

IMG 3332Ex-aluno do curso de Engenharia Mecânica da EESC, Márcio Kondo realizou sua graduação de 2008 a 2012 e participou das organizações da 5ª e da 6ª edições do Mercado como membro da EESC jr. Ele conta que foi selecionado para trabalhar na ALL em um processo de recrutamento durante a 6ª edição da Feira. “Vi o estande da ALL, em 2012, me interesse pelo programa, fiz a inscrição para a seleção e hoje estou na empresa. Consegui encerrar um ciclo, pois já participei da Feira, já organizei e hoje estou como expositor, uma grande conquista para mim”, contou Kondo.

O exemplo do engenheiro mecânico anima ainda mais os estudantes participantes do evento a tentarem uma vaga no mercado de trabalho com as empresas expositoras.

Bruno Lascalla Popin, estudante do 4º ano de Engenharia de Produção na EESC, participa do Mercado há quatro anos e o classifica como uma experiência muito boa. “A cada ano novas empresas participam do Mercado e você tem a chance de conhecer e conversar com representantes delas que, no passado, você só havia escutado falar. Por isso, faço questão de estar aqui e analisar tudo o que está disponível hoje no mercado de trabalho”, comentou o estudante.

A Feira aconteceu no Ginásio de Esportes do CEFER, localizado no campus 1 da USP São Carlos.

Por Nathália Nicola, da Assessoria de Comunicação da EESC

{gallery cols=4}/noticias/mercado{/gallery}