X Semana da Engenharia Ambiental obteve bons resultados
29 de maio de 2013

Os cinco dias de eventos se constituíram em palestras expositivas, grupos de discussões, mesas-redondas, documentários e minicursos que abordaram temas atuais e diversificados com o objetivo de aprimorar a visão criticas dos alunos. Além das palestras realizadas no Anfiteatro Jorge Caron, os participantes da semana participaram de visitas técnica em uma mineradora e no CHREA.

Participaram das atividades 336 pessoas, sendo estas alunos da graduação e pós-graduação da EESC, profissionais da área, professores, alunos de outras universidades e integrantes da comunidade interessados pelos temas abordados: gestão ambiental, planejamento urbanístico, educação ambiental, inovações na área ambiental, entre outros.

A edição foi a que obteve maior número de inscritos. Segundo Fabiane dos Reis Vieira, membro da comissão organizadora, esse número só tende a crescer. “Cada comissão organizadora preza pelo crescimento do evento em si e pela continuidade de um trabalho que já foi feito. Tivemos a participação de pessoas de outros estados, como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná, e de alunos de outras universidades, como da Unesp (de São José dos Campos, Rio Claro e Presidente Prudente) e da UniSEB (Ribeirão Preto)”, contou Fabiane.

Outro destaque da semana foi uma conversa com Engenheiros Ambientais formados na EESC e em outras universidades. A ocasião foi uma oportunidade para os graduandos esclarecerem suas dúvidas acerca das diferentes áreas de atuação e carreiras, receberem orientações sobre as dificuldades do curso e auxiliar em suas escolhas profissionais.

A Semana da Engenharia agregou em seus eventos ações de sustentabilidade, como a redução da quantidade de resíduos gerados através de materiais impressos e copos descartáveis, e ações sociais. “Optamos por enviar o certificado de participação através dos e-mails dos participantes e disponibilizamos canecas para venda. Também fizemos uma doação de alimento, canecas e luvas descartáveis ao asilo Cantinho Fraterno”, falou Fabiane.

Mesmo com o término da semana, a comissão organizadora não terminou suas atividades. No momento, os alunos estão coletando feedback dos participantes do evento e da própria comissão para levantar aspectos positivos e negativos da 10ª edição e, com isso, garantir um evento ainda melhor na próxima edição.

Por Nathália Nicola, da Assessoria de Comunicação da EESC

{gallery cols=4}/noticias/xsea{/gallery}