Workshop discute gerenciamento de projetos de inovação
18 de novembro de 2012
Compartilhe:

 

Organizada pela Comissão de Pesquisa da EESC, pelo grupo de pesquisa de Engenharia Integrada (departamento de Engenharia de Produção - EESC) e pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Qualidade (GEPEq) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a realização do workshop também contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

 

 

Com um público heterogêneo formado por professores, estudantes, empreendedores atuantes na área de desenvolvimento de produtos e gestão de tecnologia, técnicos de centros de pesquisa, consultores e representantes de organizações, foram apresentados casos reais de empresas inovadoras, descrevendo a aplicação de métodos e ferramentas, com a inclusão dos denominados “métodos ágeis” e um levantamento sobre práticas de gestão e o papel da agilidade.

 

O workshop foi divido em três etapas. No primeiro momento os participantes contaram com duas palestras técnicas, uma ministrada pelo consultor especialista em Gestão de Projetos e Portfólios, Paulo Mei, e outra pelo gerente de Programas de Desenvolvimento da Faber Castell, Fábio Carvalho.

 

Já na segunda etapa, o Prof. Daniel Capaldo Amaral, integrante da Comissão de Pesquisada EESC, apresentou os resultados de um levantamento de aproximadamente 180 projetos de empresas, feito pela própria Comissão, onde foi investigado o conteúdo inovador de cada um desses projetos.

 

A última atividade do workshop contou com um debate junto aos palestrantes sobre caminhos e desafios enfrentados cotidianamente nas empresas sobre gestão de planejamento.

 

Para Amaral, o workshop foi esclarecedor: “Após o workshop os participantes poderão aplicar essas experiências e cases apontados em suas áreas para que possam melhorar a inovação com menor custo e esforço, ou seja, melhorar a gestão de planejamento de controle de projetos de conteúdos inovador”, ressaltou.

 

Para o palestrante Fábio Carvalho, ex-aluno da EESC, que apresentou uma aplicação prática implementada na Faber Castell de desenvolvimento ágil de projetos, o evento foi fundamental: “Com a realização desses workshops, a EESC consegue atingir todos os público que agregam conhecimentos e isso se reflete nas empresas. O evento conseguiu amarrar um público diverso, focado no mesmo objetivo, para aprenderem e trocarem experiência”, declarou Fábio.

 

Por Nathalia Nicola da Assessoria de Comunicação da EESC


Veja também