2ª a 6ª feira,
das 9h às 11h e das 13h30 às 15h

estagios@eesc.usp.br

Etapas e Procedimentos

Existem dois tipos de estágio:

1. O estágio supervisionado que conta créditos na disciplina Estágio Supervisionado do seu curso.
  2. O(s) estágio(s), também supervisionados, que contam como atividade extracurricular (ACC).

Para ambos os tipos de estágios:

• O aluno deve ser aceito em uma empresa para fazer estágio. O aluno pode consultar a lista de empresas conveniadas com a EESC nesta página. A prévia celebração de convênio para a concessão de estágio entre a USP e a entidade concedente foi dispensada para alunos de graduação (Resolução Nº 7645, de 11 de abril de 2019).
  • O plano de estágio e o termo de compromisso/convênio estão disponíveis para download na homepage deste blog, devendo ser preenchidos pela própria empresa.
  • O coordenador do estágio na empresa normalmente é indicado pela mesma.
  • O aluno procura um professor para assinar o plano de estágio como supervisor (este já deve estar preenchido).
  • O termo de compromisso ou convênio é assinado pela Comissão de Graduação por delegação do Diretor da EESC.
  • O aluno deve encaminhar a documentação (plano e termo de compromisso ou termo de convênio) ao Serviço de Graduação (via e-mail estagios@eesc.usp.br, durante o período de pandemia).

Para contabilizar créditos para o aluno na disciplina de estágio da grade do seu curso:

• Ao entregar a documentação no Serviço de Estágios (item 6), o aluno também deve requisitar a matrícula na disciplina estágio supervisionado. É de responsabilidade do aluno solicitar essa matrícula, pois o professor supervisor não tem autorização para fazê-lo.
  • Após cumprir as horas necessárias (ou ao término do estágio), o aluno deve entregar ao professor orientador o relatório de atividades e um documento que comprove as horas estagiadas. Trata-se de uma declaração de horas emitida pela empresa. O conteúdo do relatório de estágio deve seguir as normas do seu departamento (se houverem) ou ser acordado com o professor orientador.
  • O professor supervisor então atribui nota e frequência no Jupiter. Caso não tenha acesso, solicitar ao professor que encaminhe essa nota/frequência para o Serviço de Graduação ou para a secretaria do seu curso.

Para o estágio supervisionado que conta como atividade extracurricular (ACC):

• O aluno deve subir o plano de estágio, o relatório (assinado pelo professor supervisor) e o comprovante de horas estagiadas no JupiterWeb em um único documento no campo dedicado às ACCs.
  • Escolher a opção Atividades Acadêmicas Complementares de Graduação (AACG) - Estágio Acadêmico Não Obrigatório.