2ª a 6ª feira: 8h às 17h
Acesse o mapa
Aluno Regular

Para acesso no 2º Semestre de 2022 – Mestrado e Doutorado

Inscrições de 09 a 20 de maio de 2022.

Os critérios de seleção e demais informações estão disponíveis no Edital de Abertura de Inscrições ao Processo Seletivo – PPG-EE-001/2022.

Inscrições online através do sistema eletrônico – http://ppgselecao.eesc.usp.br

Modelo de requerimento de equivalência de título de mestre obtido no exterior

Resultado do Processo Seletivo – 1º Semestre de 2022:

Candidatos Selecionados para Arguição
Candidatos Aceitos como Alunos Regulares
Candidatos Selecionados como Bolsistas
Regras para distribuição de Bolsas de Estudos

Inscrições para o Processo Seletivo DOUTORADO DIRETO – Fluxo Contínuo até 30 de novembro de 2021 - INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Os critérios de seleção e demais informações estão disponíveis no Edital de Abertura de Inscrições ao Processo Seletivo para Doutorado Direto – PPG/EE-002/2021.

Formulário de inscrição online

Bolsa de Estudos

Os candidatos a aluno regular junto ao Programa de Mestrado e Doutorado podem participar do processo seletivo para bolsa de estudos. Para isso devem declarar no ato da inscrição o seu interesse em participar deste processo.

O processo de seleção de bolsistas é conduzido pela Comissão de Bolsas e Processo Seletivo do Programa e seguem os mesmos critérios e pontuação para classificação utilizados no processo seletivo para ingresso no Programa, os quais estão publicados no Edital de Abertura de Inscrições ao Processo Seletivo. Esta classificação é associada  à disponibilidade de bolsa de cada Orientador.

As bolsas que fazem parte deste processo são oriundas da CAPES e do CNPq. Bolsas de outras agências, como FAPESP, ou oriundas de projetos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento Científico) são geridas pelos próprios Orientadores do Programa.

Matrícula TOTALMENTE REMOTA Para Novos Alunos Regulares (BRASILEIROS e ESTRANGEIROS):

Período de Matrícula: de 07 a 11 de março de 2022 até às 17h00

Documentos necessários – Cópias simples (em PDF) dos seguintes documentos:

• Formulário Matrícula Mestrado, sendo que a assinatura do Coordenador será colhida pela secretaria. {para TODOS}
  • O FORMULÁRIO PRECISAR ESTAR ASSINADO PELO ORIENTADOR
  • Formulário Matrícula Doutorado, sendo que a assinatura do Coordenador será colhida pela secretaria. {para TODOS}
  • O FORMULÁRIO PRECISAR ESTAR ASSINADO PELO ORIENTADOR
  • RG. {para BRASILEIROS}
  • CPF. {para BRASILEIROS}
  • Título de Eleitor. {para BRASILEIROS}
  • Certificado de Reservista. {para BRASILEIROS}
  • Certidão de Nascimento ou Casamento. {para TODOS}
  • Diploma de Graduação (frente e verso) ou Certificado de Conclusão de Curso de Graduação contendo a data de colação de grau. {para TODOS}
  • Histórico Escolar de Curso Superior de Graduação. {para TODOS}
  • Diploma de Mestre (frente e verso) ou Certificado de Homologação do Mestrado para candidatos ao Doutorado. {para TODOS}
  • Histórico Escolar do Mestrado para candidatos ao Doutorado. {para TODOS}
  • Comprovação de Proficiência em Língua Inglesa para candidatos ao Doutorado (Os certificados de proficiência aceitos, com as respectivas pontuações mínimas, são os seguintes: TOEFL PBT: 500 pontos, TOEFL CBT: 170 pontos, TOEFL IBT: 60 pontos, TOEFL ITP: 500 pontos e IELTS: 5,0 pontos. Outros certificados poderão ser aceitos dependendo da análise da CCP. Serão aceitos os Exames de Proficiência realizados até 4 (quatro) anos antes da data de matrícula do estudante como aluno regular). {para TODOS}
  • Cópia do Passaporte, referente à Folha de Identificação e ao Visto de Estudante. {para ESTRANGEIROS}
  • Cópia do RNM (Registro Nacional Migratório – antigo RNE) ou Protocolo do RNM {para ESTRANGEIROS}

Atenção:

Todos os documentos acima (em PDF) deverão ser ZIPADOS em um único arquivo e encaminhados para o seguinte email: posee@sc.usp.br (com o título: Matrícula de Aluno Regular)

Não será aceita a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) como documento de identidade. {Para TODOS}

Os alunos que não colaram grau, não poderão efetuar a matrícula. {para TODOS}

DISCIPLINAS OFERECIDAS:

INÍCIO DAS AULAS - 28/03/2022

Grade de Horários - 1º semestre de 2022

Confira o catálogo de disciplinas de cada área de concentração (conteúdo, créditos, forma de avaliação e bibliografia). Também terá acesso àquelas que estão sendo oferecidas no semestre atual.

Disciplinas cursadas como aluno especial ou depois do exame de qualificação, poderão ser aproveitas em seu programa de mestrado ou doutorado, para isso deve efetuar a solicitação por meio do formulário de aproveitamento de disciplina(s).

A maioria das disciplinas são oferecidas com apoio do sistema Moodle USP – e.disciplinas.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

Para informações sobre prazos,  créditos mínimos, língua estrangeira, disciplinas, exame de qualificação, transferência de área de concentração ou de curso, desempenho acadêmico e científico insatisfatório, entre outros, consultar o Regulamento do Programa.