Tecnologia que transforma dados em imagens é tema de palestra no SEL
27 de novembro de 2017

eesc facebook redes eletricas

"Essa tecnologia permite enxergar todos esses dados de forma surpreendente, como se fosse um filme. Com isso, conseguimos reconhecer instantaneamente problemas ocorrendo no sistema elétrico", explica o palestrante e professor titular da Universidade do Porto, em Portugal, Vladimiro Miranda. No bate-papo, ele debaterá sobre os trabalhos que estão sendo desenvolvidos na área pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).

Intitulada Seeing events in 2D pictures with deep learning applied to visual cortex neural architectures: a tool of the future for power system control centres, a palestra será realizada no Anfiteatro Armando Toshio Natsume do SEL. A entrada é gratuita e não demanda inscrições prévias.

palestrante
Vladimiro Miranda, professor titular da Universidade do Porto, dará palestra no SEL. Foto: Blog do Encontro com Ciência

Sobre o palestrante – Vladimiro Miranda é membro do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) desde 2006 e vencedor do Prêmio IEEE PES Excellence Award em Energias Renováveis no ano de 2014. Ele é autor e coautor de diversas publicações científicas em relevantes periódicos da área de sistemas elétricos de potência e suas soluções inovadoras foram incorporadas na indústria com produtos que estão em uso em diversos continentes.

Atualmente ele é membro do Conselho de Administração do INESC TEC; presidente do Conselho de Administração do INESC P&D Brasil; consultor científico do Institut de Recherche en Energie Solaire et Energies Nouvelles, do Ministério da Energia do Governo de Marrocos; além de prestar assessoria científica internacional para: Universidade Politécnica de Hong Kong; Instituto de Pesquisa Tecnológica (Madrid, Espanha); Instituto de Energia Elétrica (San Juan, Argentina) e ao Laboratório de Defesa Biológica e Química do Exército Português.

informação

Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da EESC Tel.: (16) 3373-8276 E-mail: departamento.eletrica@eesc.usp.br

Adaptado de Assessoria de Comunicação do SEL