EESC é bicampeã nacional de simulação usando FlexSim
09 de novembro de 2017

eesc bicampea lean simulation

As equipes vencedoras nos dois anos foram orientadas pelo professor do Departamento de Engenharia Mecânica da EESC, Arthur José Vieira Porto, com colaboração da doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPG-EM), Livia Martinelli Tinelli. Com essas colocações, a Escola consagrou-se bicampeã nacional do desafio.

Participaram do time que obteve a primeira colocação deste ano os alunos do curso de graduação em Engenharia Mecânica da Escola, Rafael Nunes de Campos, Alex Esteves Ribeiro e Pedro Paulo Paixão Oliveira Borges. Já no terceiro lugar estiveram envolvidos o aluno do curso de Engenharia Mecânica da EESC, Alexandre Wada de Carvalho, do curso de Engenharia Aeronáutica, Xoel Lopez Barata, e do curso de Engenharia de Produção da Unicamp, Luan Fernandes Silva.

eesc lean simulation equipe 2017

Em 2016, a equipe foi composta pelos alunos do curso de Engenharia Mecânica Leticia Hatsue Maki e Victor Tamassia Noppeney, e pelo então aluno do curso de Engenharia Mecatrônica e atual mestrando do PPG-EM, Heitor Andrade Porto.

eesc lean simulation equipe 2016

A premiação de 2017 ocorreu dia 13 de outubro, durante o XXXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP 2017), realizado em Joinville (SC). Cada aluno foi contemplado com um ‘tablet’ e um troféu, e a Escola recebeu um troféu, duas licenças completas do software FlexSim e um curso de treinamento em simulação.

Vale destacar que, visando preparar os alunos para o desafio, o professor Porto, com colaboração da doutoranda Livia, oferece no primeiro semestre de cada ano a disciplina optativa SEM0372 - Simulação de Sistemas Discretos, com 10 vagas disponíveis para cada um dos cursos de Engenharia Mecânica, Mecatrônica, Produção e Aeronáutica.

informação

Livia Martinelli TinelliPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da EESC E-mail: tinelli@sc.usp.br

Por Assessoria de Comunicação da EESC Imagem: Divulgação e adaptações de Elisabeth Maria Alves Alexandre