"I Seminário de Pesticidas em Recursos Hídricos" ocorre nesta quarta-feira
02 de outubro de 2017
Compartilhe:

 

eesc plantacao e rio

 

Conforme o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e um dos coordenadores do seminário, Robson Barizon, "o atual modelo de produção agrícola no Brasil, adotado pela ampla maioria dos produtores, baseia-se no uso de insumos para assegurar altas produtividades. Dentre os insumos utilizados nesse sistema, os pesticidas destacam-se pela importância no manejo fitossanitário, atuando no controle de pragas que podem reduzir o potencial produtivo em até 70%".

 

Entretanto, explica Barizon, o uso dessas substâncias na agricultura tem gerado grande preocupação em função dos potenciais impactos negativos que os pesticidas podem causar, quando utilizados de forma incorreta, entre eles a contaminação dos recursos hídricos.

 

Assim, é fundamental estabelecer uma ampla discussão sobre o tema, para que seja possível obter um correto diagnóstico do cenário atual e propor medidas que garantam a sustentabilidade da agricultura, com a preservação e conservação dos corpos d'água.

 

Representando a EESC, o professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS), Davi Gasparini Fernandes Cunha, ministrará a palestra Nutrientes e contaminantes em cursos d'água de bacias de uso agrícola: rotas principais de transporte e capacidade assimilativa. A programação completa pode ser conferida clicando aqui.

 

A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo e-mail cnpma.eventos2@embrapa.br.

informação

Embrapa Meio Ambiente Tel.: (19) 3311-2608 E-mail: meio-ambiente.imprensa@embrapa.br  

Por Assessoria de Comunicação da EESC com informações da Embrapa Meio Ambiente


Veja também