Aplicativo poderá agilizar atendimento a vítimas de trânsito e contribuir para a prevenção de acidentes
18 de novembro de 2016

eesc safety

O grupo, intitulado Safe Ride Brasil, é composto pelo ex-aluno do curso de Engenharia Elétrica - Ênfase em Sistemas de Energia e Automação da EESC, Bruno Milaré Granzoto, e pelos estudantes do curso de Engenharia de Computação, oferecido conjuntamente pela EESC e ICMC, Murilo Pratavieira e Cristiano José dos Santos. Eles receberam apoio do Centro Avançado EESC para Apoio à Inovação (EESCIn) e destacaram em especial a colaboração dos professores Daniel Capaldo Amaral e Sergio Persival Baroncini Proença, da servidora Rosane Aranda e do colaborador Paulo Lopes.

Quando acontece uma colisão e o usuário do veículo está com o Safety ativado em seu smatphone, o aplicativo utiliza uma tecnologia interligada a uma plataforma web capaz de informar as coordenadas geográficas exatas da localização do acidente, previsão de gravidade da ocorrência e os dados do histórico médico das vítimas. Além disso, o sistema capta anonimamente o comportamento dos usuários para ajudar os gestores a identificar pontos críticos das vias.

Três meses após tirar a ideia do papel - com um protótipo funcional em validação - o aplicativo foi selecionado em três processos de aceleração: o primeiro com a BraziLab, que busca inovações de impacto para o setor público; o segundo, Innovaction, uma iniciativa da Microsoft que visa facilitar a viabilização de startups de impacto; e o mais recente, MobiLab, criado pelo laboratório de inovação em mobilidade da São Paulo Transporte S.A.

O projeto agora está na sua fase de validação e expansão, e o objetivo é mantê-lo gratuito para usuários e para os serviços públicos de urgência, como o SAMU e o Corpo de Bombeiros. Para isso, a equipe lançou um financiamento coletivo no Catarse para captar os recursos necessários para a segunda fase de desenvolvimento, até a entrada de recursos maiores.

informação Safe Ride Brasil Tel.: (11) 99843-0333 e (16) 99372-1878 E-mail: contato@saferidebrasil.com.br