"Arte no Caminho": Departamento da EESC expõe obras de arte em ambientes de trabalho
05 de maio de 2016

eesc arte no caminho museu sel 11 siteO projeto foi instituído por um grupo de servidores docentes, técnicos e administrativos do SEL em parceria com o Centro Cultural e o Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus de São Carlos da USP.

Para marcar a primeira exposição, o público pode conferir as obras Descaradas, do artista plástico Rafael Zafalon, que, por meio do surrealismo, apresenta o retrato utópico da sociedade contemporânea e seus impasses.

"Queremos espalhar a arte nos nossos ambientes de trabalho, expondo diversas obras pelos caminhos que percorremos diariamente, fazendo com que elas despertem novas percepções, conhecimento e prazer na correria do dia a dia", comentou Rosane Aranda, membro do grupo organizador.

Pela iniciativa cultural, a ação foi presenteada pelo Projeto Contribuinte da Cultura com um painel pintado por Juan Toro Castillo, inspirado no movimento modernista chileno. Essa obra está exposta logo na porta de entrada do Departamento.

eesc arte no caminho museu sel 00 site

A intenção é que o projeto Arte no Caminho promova mensalmente exposições diversificadas acompanhadas de material informativo e, ao encerramento de cada uma delas, haja uma complementação com palestras ou rodas de conversa para aprofundamento das técnicas, movimento e demais elementos que caracterizam a obra. Além disso, ainda poderão ser contempladas outras formas artísticas, como música, teatro e literatura. A programação desses eventos será divulgada antecipadamente nos meios de comunicação institucional da Escola.

Como parte desse projeto, o Departamento conta ainda com o Museu de Equipamentos e Componentes Eletroeletrônicos – instalado no Prédio de Laboratórios de Ensino do SEL –, que mensalmente apresentará peças de grande valor histórico durante os anos de evolução da engenharia. As trocas de exposições acompanharão a agenda de mostras do Arte no Caminho

eesc arte no caminho museu sel 19 site

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC Fotos: Keite Marques