Novas perspectivas sobre "Cryptosporidium" e implicações na área de saneamento
08 de dezembro de 2015

No Brasil, vários estudos clínicos realizados no período de 2004 a 2014 demonstraram uma ampla distribuição do protozoário patogênico Cryptosporidium em todas as regiões do país. A presença do organismo também foi registrada em amostras ambientais diversas como águas superficiais, subterrâneas, tratadas, de fontes naturais, águas minerais, esgotos brutos e tratados.

Os avanços da biologia molecular permitiram identificar a diversidade genética nas principais espécies infecciosas para o ser humano, porém pesquisas nessa área são ainda incipientes no Brasil, havendo uma necessidade de implementá-las a fim de se avaliar fatores de risco e distribuição dos subtipos das duas principais espécies causadoras dos surtos de veiculação hídrica.

Nesse contexto, a proposta do Seminário intitulado Contaminação ambiental pelos protozoários Giardia spp e Cryptosporidium spp e por Ascaris suum: desafios de detecção, remoção e inativação das formas infectantes é apresentar e discutir novas perspectivas sobre o protozoário Cryptosporidium, abordando desde aspectos de sua biologia até a taxonomia molecular.

O evento é gratuito e está dirigido ao público em geral e aos profissionais da área, incluindo engenheiros sanitaristas, biólogos, químicos, técnicos e estudantes vinculados à avaliação de parasitos em amostras ambientais. Confira a programação completa no arquivo anexo.

As vagas são limitadas e para se inscrever os interessados podem enviar mensagem para a professora do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, Regina Maura Bueno Franco, pelo e-mail mfranco@unicamp.br.  O encontro ocorrerá no IB, localizado na Rua Monteiro Lobato, n°255, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, no Distrito de Barão Geraldo, em Campinas.

informação

Professor Luiz Antonio Daniel Tel.: (16) 3373-9515 E-mail: ldaniel@sc.usp.br