Tempo preciso: professor da EESC ministra palestra sobre relógios atômicos
17 de setembro de 2015

Na próxima quinta, dia 24 de setembro, o Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social vai mostrar como funcionam os relógios atômicos, que estão em diversas aplicações de nosso cotidiano sem que percebamos. Até mesmo a definição internacional do tempo é feita por esse tipo de relógio, já que ele é extremamente preciso. O Ciclo é promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP em São Carlos e pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL).

eesc ciencia na webO convidado é o docente da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP Daniel Varela Magalhães. Ele vai mostrar alguns princípios básicos por trás de um relógio atômico, dispositivo que ajuda a melhorar sistemas de navegação e até certificações bancárias, entre outras aplicações.

Magalhães possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (UFCE), mestrado e doutorado em Física pela USP, e pós-doutorado em Física no Observatório de Paris. Atualmente é professor do Departamento de Engenharia Mecânica da EESC. Tem experiência na área de Física e Instrumentação, com ênfase em Óptica, atuando principalmente nos seguintes temas: padrões atômicos de tempo e frequência, metrologia, aprisionamento de átomos e instrumentação.

A palestra será realizada no Museu da Ciência Mário Tolentino, em São Carlos, a partir das 14h30. A entrada é gratuita e não é necessário se inscrever para participar do evento.

Sobre o Ciclo de Palestras

Com o objetivo de mostrar a ciência desenvolvida nas universidades e institutos de pesquisa e como isso impacta a economia e a vida dos cidadãos, o Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social traz, a cada quinze dias, sempre às quintas-feiras, diversos professores e pesquisadores para interagir com a comunidade. O evento é promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP, pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, e pelo Museu da Ciência Mário Tolentino.

informação

Organização do Ciência e Riqueza Social Tel.: (16) 3307-6903Site: www.cienciaweb.org.br/cienciaeriquezasocial

Por Assessoria de Imprensa do IEA