EESC terá representação na "67ª Reunião Anual da SBPC"
08 de julho de 2015

O evento, que contará em sua programação com diversos eventos científicos, tecnológicos e culturais, terá sua sessão de abertura realizada no próximo domingo, dia 12, em um coquetel para interessados e congressistas no Centro de Eventos Bazuah, em São Carlos. A programação científica inicia-se na segunda-feira, dia 13, simultaneamente em diversos locais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). As atividades encerram-se no dia 18 com o Dia da Família na Ciência.

eesc professor joao fernandoOliveira é diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), além de membro da Comissão de Programação Científica da 67ª Reunião Anual SBPC. O docente iniciará a sua participação no evento com a conferência Dilema entre manufatura e serviços: Economia circular e novos modelos de negócio, que ocorrerá no dia 14, terça-feira, das 10h30 às 12 horas, no anfiteatro do prédio AT 07, sala 163, localizada no térreo.

No dia 15, das 15h30 às 18 horas, quarta-feira, o professor também participará com os outros convidados da mesa-redonda Parcerias entre os setores públicos e privados para atendimento de demandas tecnológicas. A apresentação ocorrerá no térreo do prédio AT 04, sala 73.

Por fim, o docente ainda participará da mesa-redonda Evolução do PNPG e estruturação de uma Agenda Nacional de Pesquisa, que ocorrerá no dia 17, sexta-feira, das 15h30 às 18 horas, no auditório da Biblioteca Comunitária da UFSCar.

eesc professor  mendiondoJá o professor Mendiondo, que também é coordenador-geral de operação e modelagem do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), irá participar da mesa-redonda Segurança e Pegada Hídrica, que ocorrerá na quarta-feira, dia 15, das 15h30 às 18 horas, na sala 91 do primeiro piso do prédio AT 04.

No total, serão 211 atividades, com a participação de pesquisadores renomados do Brasil e exterior, assim como de gestores do sistema estadual e nacional de C&T. Haverá 64 conferências, 62 mesas-redondas, 52 minicursos, 13 sessões especiais, 11 simpósios, cinco assembleias e quatro encontros.

ExpoT&C

Durante o evento, o público poderá ver uma das mais importantes mostras de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) do País, a ExpoT&C, que reunirá diversos expositores, como institutos de pesquisa, universidades, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações interessadas em divulgar e difundir novas tecnologias, produtos e serviços.

Essa exposição contará com o Robô Mirã, uma tecnologia desenvolvida pela pesquisadora Débora Milori da Embrapa Instrumentação, em parceria com os professores Departamento de Engenharia Mecânica da EESC, Daniel Varela Magalhães e Marcelo Becker. O protótipo tem a proposta de fazer análise química de amostras de solo – estimando a quantidade de matéria orgânica, pH, fertilidade – ou de plantas, realizando uma análise nutricional e possivelmente detectando doenças.

A mostra estará aberta de segunda-feira, dia 13, a sábado, dia 18, das 10 às 19 horas.

Para mais informações sobre a programação científica e demais atividades da 67ª Reunião Anual da SBPC, acesse o site do evento.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC Fotos: Nathália Nicola / Gabriela Korossy da Câmara dos Deputados