Grupo da Engenharia Ambiental recupera áreas verdes do Campus 2
29 de maio de 2015

eesc campus2 areas preservacaoO grupo, formado majoritariamente por alunos do curso de Engenharia Ambiental da EESC, já trabalha desde 2012 com a regeneração de uma área próxima ao prédio da Engenharia Ambiental. Nesse novo projeto, realizado desde outubro de 2014, eles utilizam métodos agroflorestais – sem uso de pesticidas, fungicidas e agrotóxicos – no processo de proteção e recuperação de locais degradados na Área 2, também conhecida como Campus 2 da USP.

A região-foco do projeto abrange duas nascentes que estão dentro dos limites do Campus e uma terceira que está logo após os muros da USP. Além de restaurar a vegetação, a intervenção prevê a construção de uma trilha interpretativa que promoverá a educação ambiental através de placas informativas.

O GEISA também atua há mais de quatro anos em outra vertente social da pesquisa, que inclui a oferta de educação ambiental crítica e emancipatória para cerca de 150 alunos que estudam e residem na região do Campus. Para conhecer e articular as demandas e expectativas da sociedade, o grupo também realizou um diagnóstico socioambiental de toda a população local.

Referida como práxis, a atividade une teoria e prática que se modificam durante a ação, complementando a formação do engenheiro ambiental e auxiliando no cumprimento de sua função social, além de contribuir para o crescimento pessoal dos integrantes.

informaçãoGrupo de Estudos e Intervenções Socioambientais (GEISA)E-mail: geisa.saocarlos@gmail.com

Imagem: Arquivo PUSP-SC