Curso preparatório gratuito para a Olimpíada Brasileira de Robótica começa neste sábado
08 de abril de 2015

icmc obr medalha siteAs aulas acontecerão aos sábados, das 9 às 12 horas, a partir do próximo dia 11 de abril, quando haverá um encontro inicial para apresentar o curso aos interessados e entregar kits de robótica educacional para as escolas que já solicitaram o material aos organizadores do evento. No total, serão cinco encontros, com as atividades prosseguindo durante os dias 25 de abril e 16, 23 e 30 de maio. Há 120 vagas disponíveis e, para participar, é preciso realizar as inscrições até 23 de abril neste link.

Os participantes que comparecerem em pelo menos 85% das atividades receberão um certificado. O curso será coordenado pela professora Roseli Romero, do ICMC, e pelos professores Rafael Aroca, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSCar, e Tatiana Pazelli, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFSCar. Além disso, haverá o apoio de diversos monitores, que ajudarão a esclarecer as dúvidas que surgirem durante as aulas e os exercícios práticos. Alguns desses monitores contam com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.

icmc obr competicao site“Queremos incentivar ainda mais a participação das escolas da região na OBR, que tem aumentado a cada ano. Nos dias 13 e 14 de junho, São Carlos sediará a etapa regional da competição novamente, que acontecerá no Ginásio de Esportes da USP”, explicou a professora Roseli, que também é vice-coordenadora do Centro de Robótica de São Carlos (CROB). A realização da etapa regional da OBR na cidade é uma iniciativa apoiada pelo ICMC, pela UFSCar, pelo CROB, pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP e pelas empresas pETe e Ca and Ma. As inscrições para a modalidade prática da competição podem ser realizadas até 30 de abril no site da OBR.

Segundo Aroca, este ano, o grau de dificuldade da competição será maior. “Houve algumas mudanças nas regras para quem disputará a modalidade prática. Antes, os robôs dos estudantes precisavam se movimentar por uma arena e resgatar uma latinha, que ficava sempre parada em um mesmo lugar e exercia o papel de vítima na situação. Agora, existirão várias bolinhas de isopor espalhadas pela arena exercendo o papel de vítimas e os estudantes precisarão desenvolver novas estratégias de programação para que os robôs sejam capazes de resgatá-las”, explicou o professor.

As escolas públicas da região que necessitarem de kits de robótica educacional, tiverem qualquer dúvida sobre a OBR ou sobre o curso gratuito que será oferecido no ICMC podem escrever para os organizadores do evento (rafrance@icmc.usp.br ou aroca@ufscar.br)

icmc obr alunos site

Por Denise Casatti da Assessoria de Comunicação ICMC/USP