Convite: Novo diretor da EESC tomará posse em cerimônia solene
12 de março de 2015

O evento ocorrerá no dia 16 de março, segunda-feira, às 10h30, no Anfiteatro Jorge Caron da EESC, e não é necessário confirmar presença para participar. Foram convidados diretores e professores das unidades da USP, autoridades dos governos de São Carlos e do Estado de São Paulo, além de familiares e amigos do novo dirigente.

varoto 2015 siteVaroto assumiu a diretoria da Escola no último dia 24 de fevereiro, junto com os assessores administrativos Edmundo Escrivão Filho e Marcelo Areias Trindade, e disse estar muito feliz com o início de trabalho no novo cargo. “Assumir a diretoria é um momento único em minha vida. A EESC é uma grande escola e uma das maiores unidades da USP. Estou muito confiante e convicto de que temos condição de fazer um bom trabalho à frente da Escola, contando com o apoio dos servidores técnicos, administrativos e docentes que formam uma equipe muito competente”, afirmou.

Desde o primeiro dia de seu mandato, Varoto vem participando de diversos compromissos com a Reitoria da USP para discutir as metas de 2015. “O professor Zago tem feito a absoluta questão que todos os dirigentes das unidades participem e se engajem nos debates, expondo suas opiniões e necessidades. Acredito que o canal de comunicação com as pró-reitorias estará sempre aberto, e ao longo dos anos teremos mais oportunidades de ter conversas diretas, conforme nossas demandas”, comentou.

Uma longa história de carinho e respeito à EESC

No dia primeiro de março, Varoto completou 31 anos de vínculo com a Unidade, 26 anos como docente e outros cinco como estudante de graduação em Engenharia Mecânica. Porém, o relacionamento com a Escola vem de muito antes. O diretor contou que frequenta a EESC desde os 10 anos de idade, por ser natural de São Carlos e ter vários familiares que trabalharam na Instituição. “Costumo brincar com os amigos que a Escola já deveria me dar a aposentadoria integral”, descontraiu Varoto.

Ainda, em 1982, teve a chance de trabalhar por dois meses como estagiário no Centro de Processamento de Dados (CPD) da EESC. “Operei o famoso e histórico computador IBM 1130. Nesse intervalo de tempo conheci e comecei a amizade com muitos funcionários da Escola”, lembrou o diretor.

Enquanto estagiava, Varoto também fez cursinho no Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira (CAASO) e, em 1983, ingressou como aluno de graduação no curso de Engenharia Mecânica na EESC, concluído em 1987. Tornou-se docente do Departamento de Engenheira Mecânica da Escola em 1989, do qual foi chefe no período de 2011 a 2014.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC

Foto: Keite Marques