Estudante de Joinville vence concurso de identidade visual do Simpósio de Resíduos Sólidos
17 de dezembro de 2014
Compartilhe:

 

eesc logotipo sirsDe acordo com Victor José dos Santos Baldan, membro do Neper, o propósito da competição foi aproximar pessoas de áreas diferentes do Simpósio, além de criar uma identificação visual para as divulgações e materiais do encontro. “O objetivo foi criar uma imagem sem elementos tradicionais já empregados ao tema de resíduos sólidos, que se relacionasse com o evento e ao mesmo tempo com o público, assim como com os logotipos das empresas e instituições”, explicou Baldan.

 

A escolha da marca do SIRS foi realizada pelas comissões organizadora e julgadora, que foram formadas por professores e alunos de pós-graduação, os quais são membros integrantes do Núcleo. A comissão organizadora, conduzida pelao professor Javier Mazariegos Pablos, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, recebeu 18 inscrições e, como cada candidato podia enviar até três imagens, no total foram analisadas 32 proposta para seleção das três melhores. A comissão julgadora contou com a supervisão do coordenador do Neper, professor Valdir Schalch, do Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC. Foram analisados os aspectos de design visual, originalidade e criatividade e escolhido o trabalho mais inovador, que atendeu todos os requisitos estabelecidos e o tema principal do grupo de pesquisa.

 

eesc sirs concurso logotipo3 siteO vencedor do concurso, Denilson Roberth Umbelino, de 30 anos, de Joinville (SC), é graduado em designer gráfico com habilitação em programação visual pela Universidade da Região de Joinville (Univille) e trabalha em uma empresa na área de marketing, desenvolvendo o planejamento visual, catálogos, vídeos, sites e identidade visual.

 

Acostumado em buscar desafios extras para as horas vagas, Umbelino já participou de diversos concursos a fim de agregar mais experiência e referência ao seu currículo. Descobriu a chamada para criação do logotipo após uma pesquisa na internet e já iniciou sua produção. Utilizando todas as referências disponíveis, técnicas e criatividade, o candidato desenvolveu cincos artes, das quais inscreveu três no concurso. Destas, duas foram classificadas na final, concedendo-lhe os primeiro e terceiro lugares.

 

Com poucas informações sobre a área e nenhum contato com o grupo, Umbelino buscou inspiração nos conteúdos de sustentabilidade, educação ambiental e resíduos sólidos. “Diferente de outros temas que obrigatoriamente requerem um ícone principal inserido, o tema de resíduos sólidos não permite isso. Querendo fugir do óbvio, eu tive que buscar algo mais subliminar. As duas proposta que ganharam representaram a mesma coisa, mas de forma diferente. Tem uma que sempre deposita mais atenção, mais tempo e credibilidade e foi justamente o logotipo vencedor”, explicou. Umbelino comentou que a dupla vitória lhe trouxe um sentimento muito bom e o reconhecimento da dedicação ao trabalho desenvolvido. “Também tive a oportunidade de conhecer a EESC, novas áreas do conhecimento e pessoas que passarão a fazer parte do meu contato. As recompensas vão muito além do que o prêmio em si”, afirmou.

 

eesc sirs concurso logotipo5 siteO segundo lugar da classificação foi preenchido pela estudante de pós-graduação do Departamento de Hidráulica e Saneamento, Juliana Dorn Nóbrega, de 26 anos, que se interessou em participar do concurso por gostar de programas de diagramação e do próprio tema. Ela comentou que para elaborar o logotipo fez diversas pesquisas na internet para encontrar informação sobre os principais elementos associados à área. 

 

“São muitos os elementos que representam os resíduos sólidos e foi difícil incorporar todas as representações em apenas um logotipo, então busquei unir elementos que não focassem apenas em um resíduo e pudessem representar todos. A partir disso, tive várias ideias, porém o desafio maior ficou nos detalhes de finalização como cores, posições, e decidir entre mais ou menos elementos”.

 

Juliana recebeu a menção honrosa pelo trabalho desenvolvido e disse estar muito contente com o prêmio. “Foi um trabalho legal de fazer, e não esperava ser classificada entre os três primeiros. Com certeza foi uma satisfação participar e ser escolhida entre os melhores trabalhos”.

 

A proposta vencedora será utilizada na íntegra ou parcialmente em todas as peças de comunicação visual e divulgação dessa e das próximas edições do evento, que incluem, entre outras, pôsteres, ‘banners’, cartazes, envelopes, etiquetas, fôlderes, impressos, ofícios, materiais multimídia e páginas na internet.

eesc sirs concurso logotipo11 site 

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC

 

{gallery cols=4}/noticias/2014/sirs/galeria{/gallery}


Veja também