Dia do Engenheiro: Os desafios da profissão
10 de dezembro de 2014

O engenheiro utiliza seus conhecimentos técnicos e empíricos para resolver, adaptar, desenvolver e aperfeiçoar mecanismos, produtos, estruturas e processos, a fim de atender a demanda da sociedade, seja no campo, na cidade ou até no espaço sideral.

Pode ser difícil definir a extensão do seu trabalho, porém perceber sua importância é algo muito simples. Diversos produtos e serviços que revolucionaram nossas vidas saíram de suas astutas mentes criativas, como automóveis, eletrodomésticos, edifícios, instrumentos médicos, satélites, navios, citando apenas alguns exemplos.

eesc dia do engenheiro credito natalia nicola5 siteResgatando a fala do primeiro diretor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, professor Theodoreto de Arruda Souto, esse profissional procura a verdade científica e estuda a técnica de adaptação das energias da natureza a serviço da humanidade. Porém, atualmente, além dessas capacidades, para ser um bom profissional no ramo são necessárias as habilidades de gestão, comunicação, liderança e trabalho em equipe. A sustentabilidade também é um novo desafio para a área.

O atual diretor da Escola, professor Geraldo Roberto Martins da Costa, afirmou que ser um engenheiro é saber do seu importante papel perante a sociedade, apresentando inovação e soluções a partir de todo conhecimento adquirido na universidade. “O caráter de um bom profissional deve estar presente no cotidiano e no compromisso de trabalhar incansavelmente para oferecer o melhor do seu conhecimento”, ressaltou.

Os engenheiros quebram paradigmas e alteram nossa forma de viver com suas criações. Muitos sonham com produtos e serviços e dedicam sua vida a alcançá-los, e isso é parte de ser engenheiro, como afirma Lucas Fonseca, ex-aluno da EESC que recentemente ficou conhecido por ser o brasileiro que participou da missão Rosetta.

“O momento em que ingressei na universidade significou abrir as portas para desenvolver todos os projetos incríveis que fantasiei durante minha infância. Tinha o sonho de trabalhar na NASA, provavelmente como muitos outros estudantes de engenharia, e acreditava que poderia buscar esse caminho através de uma boa escola e muita dedicação de minha parte”, explicou Fonseca.

eesc dia do engenheiro credito natalia nicola0 siteApós ter integrado por três anos o time da Agência Aeroespacial Europeia que pousou uma sonda em um cometa, o engenheiro resolveu retornar ao Brasil e empreender na área de pesquisa e desenvolvimento no ramo aeroespacial, sendo co-fundador da empresa Airvantis. Além disso, também criou um grupo para ajudar outros estudantes a sonharem alto.

“Para manter a esperança em nossos alunos de que projetos incríveis são possíveis, resgatei a mesma vontade que tive com o grupo de robótica, mas dessa vez como orientador, e auxiliei na fundação de um grupo voltado para pesquisas espaciais: o Zenith. O grupo completa dois anos em fevereiro de 2015 e continuamos com a nossa modesta meta de posicionar uma pequena sonda acadêmica numa orbita próxima à Lua”, comentou Fonseca.

Para o estudante de graduação do curso de Engenharia de Materiais e Manufatura, Joaquim Manoel Justino Netto, ser engenheiro é viver a arte de combinar porções adequadas de teoria e prática com o objetivo de dar forma aos pensamentos, trazendo-os do mundo das ideias para mundo real, a fim de melhorar vidas. Justino obteve destaque ao participar de uma pesquisa patenteada que desenvolveu uma nova agulha para procedimentos laparoscópicos, durante um período de estágio na Nottingham Trent University, no Reino Unido.

“Desafios são constantes na carreira de engenharia. Já durante a graduação temos que conciliar uma carga horária pesada com as atividades não acadêmicas e depois, ao término do curso, nem sempre é fácil decidir que rumo tomar ao se inserir no mercado. Mas são dos desafios que vêm o contentamento e é inspirador saber que seu trabalho é capaz reinventar a realidade, por mais difícil que seja”, falou estudante.

Números da Engenharia

No Brasil, engenheiros são bastante demandados. Um relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontou que o país precisará de 600 mil a 1,15 milhão deles para atender à expectativa das indústrias até 2020. Cenário que não se limita ao mercado brasileiro: o engenheiro é o 2º profissional mais escasso do mundo, de acordo com uma recente pesquisa do Manpower Group.

Nesse contexto a Escola de Engenharia de São Carlos desempenha o importante papel de formação de profissionais de alta qualidade, tendo graduado 9.351engenheiros até setembro de 2014, os quais atuam no no mercado de trabalho ou na carreira acadêmica, no Brasil e em diversas partes do mundo.

eesc dia do engenheiro credito natalia nicola3 siteO interesse e a valorização do mercado têm influenciado na procura por cursos de graduação na área. No vestibular de 2015, o curso de Engenharia da Civil da EESC, por exemplo, foi a quarta opção mais concorrida da FUVEST, com a inscrição de mais de 30 candidatos por vaga. A procura cresceu muito desde 2005, quando a concorrência era de menos de 10 candidatos por vaga, um aumento de 308% em 10 anos.

A formação oferecida pela Escola abrange diversas áreas da engenharia, com 10 cursos de graduação e outros 10 programas de pós-graduação, todos com nível de excelência. Sem fugir a essa regra, formam-se neste fim de ano os primeiros alunos do curso de Engenharia de Materiais e Manufatura, curso criado em 2008 sob a responsabilidade do Departamento de Engenharia de Materiais.

A EESC parabeniza todos atuais e futuros engenheiros neste dia 11 de dezembro, Dia do Engenheiro.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC