Mercado 2014 recebeu mais de 2 mil visitantes
01 de setembro de 2014

eesc mercado 2014 eesc jr 19 site

A feira é considerada a terceira maior em recrutamento do Estado de São Paulo e é destinada aos alunos de graduação e pós-graduação que queiram conhecer mais sobre as áreas de atuação nas carreiras corporativa, empreendedora e pública.  O auditor contábil da empresa Deloitte, Rafael Cazita Alves, disse que o evento é uma grande oportunidade de conhecer novos talentos, já que a empresa sempre busca profissionais de qualidade. “Acreditamos que no Mercado é possível encontrar mão de obra de alto nível para que a excelência dos nossos serviços seja sempre alcançada”, salientou.

A estudante Julia Landgraf Scatolin, membra da comissão organizadora, comentou que o Mercado 2014 foi planejado tendo em vista o ideal de ser diferente das edições anteriores, com a atenção mais voltada aos estudantes. “Utilizamos diversas ferramentas de planejamento, como indicadores e metas, de forma que estivessem presentes empresas de várias áreas, atingindo todos os cursos, além de conteúdos diferenciados em palestras”, destacou.

eesc mercado 2014 eesc jr 23 siteA organizadora também destacou que a cada ano as empresas expositoras mudam de acordo com a prospecção realizada. “Existe toda uma proposta oferecida sobre os benefícios da feira, destacando o valor, a formação diferenciada e o perfil dos alunos da EESC”, explicou Julia. O Mercado 2014 também teve uma novidade nesta edição, a impressão de um ‘Qr Code’ no crachá dos visitantes, a partir do qual as empresas puderam fazer a leitura e ter acesso aos dados do perfil de cada estudante que visitou o estande.

Os estudantes de Ciência da Computação da USP Pedro Henrique Josepet, de 23 anos, e Vitor Lucas Guerra, de 22 anos, visitaram a feira pela segunda vez e consideraram importante participarem do evento para conhecerem mais empresas e descobrirem novas áreas de atuação. “Tem sempre alguma empresa que se interessa por estagiários para desempenhar trabalhos na área de tecnologia da informação, independente do segmento que atua”, comentou Josepet.

A estudante de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Gabriela Garcia Pasqueto, de 21 anos, esteve pela primeira vez visitando o evento e gostou bastante da organização e da disposição dos estandes. “Aproveitei para me informar mais sobre segmentos de mercado que eu não conhecia e fiquei animada em saber que há empresas que chegam a efetivar até 70% dos aprendizes. Agora pretendo fazer os cadastros para os processos seletivos da minha área e tentar uma vaga de estágio”, concluiu.

No estande da empresa Tegma, o visitante pôde conhecer toda área de gestão de logística, além das fases de seleção e recrutamento de novos profissionais. De acordo com a analista no desenvolvimento de pessoas, Carla Régia Teixeira de Oliveira, a empresa busca estagiários que ofereçam novas ideias para inovar mais os processos e melhorar o fluxo de trabalho. “O estagiário é bastante valorizado e integrado para conhecer mais a empresa. Durante todo programa ele participa de vários treinamentos, palestras, avaliações de desempenho e recebem o ‘feedback’ do gestor para se desenvolver”, explicou.

eesc mercado 2014 eesc jr 31 siteSimultaneamente ao evento ocorreram palestras institucionais no Salão de Eventos do Centro de Educação Física, Esportes e Recreação (CEFER), e palestras sobre carreira e crescimento profissional no Anfiteatro do Departamento de Engenharia Elétrica da EESC. O gerente de projeto da empresa Jacto, Cristiano Okada Ponteli, proferiu uma palestra apresentando todo portfólio e os interesses da marca, além de todo o aspecto de tecnologia e produção como o grande desafio do futuro. “Hoje a Jacto possui 11 linhas de negócios distintas, desde área de tratamento de efluentes até o projeto de produto de máquinas agrícolas, o que corresponde atualmente a 60 por cento do faturamento do total das unidades”, apontou.

Integrantes da organização também promoveram a pesquisa Top of Mind Universitário, que visa conhecer as marcas mais lembradas pelos estudantes de São Carlos. Com perguntas simples, o entrevistador pedia ao visitante para citar um segmento de mercado e responder qual o nome do estabelecimento da cidade que primeiro vem à cabeça, para depois listá-lo entre mais lembrados. Os resultados devem ser compilados e analisados para posteriormente realizar a premiação das empresas mais destacadas nos segmentos de mercado.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC

{gallery cols=4}/noticias/2014/mercado/galeria{/gallery}