EESC promove palestra sobre Massive Online Open Course (MOOC)
04 de agosto de 2014

O objetivo do evento é compartilhar o conhecimento e a experiência do ambiente de ensino colaborativo on-line como um sistema de aprendizagem e exploração das práticas atuais e tendências de pesquisa. O convite da palestra partiu do professor José Dutra de Oliveira Neto, do Departamento de Engenharia de Produção da EESC, após preparar e oferecer uma disciplina sobre o tema. Essa palestra também já foi ministrada na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, no último dia 31 de julho.

eesc charlotte nirmalani lani gunawarden siteCharlotte é professora do Programa de Educação a Distância e Tecnologia Educacional, Organização, Informação e Ciências de Aprendizagem da Faculdade de Bibliotecas Universitárias e Ciências de Aprendizagem (UL & LS) da UNM e tem experiência nas áreas de educação de adultos, construção social do conhecimento em comunidades de aprendizagem on-line, análise de interação, contexto sociocultural, teoria da presença social, orientação digital, além de concepção, desenvolvimento, implementação e avaliação de sistemas de educação a distância e aprendizado on-line.

O MOOC tem se multiplicado em ritmo acelerado pela rede nos últimos anos e se solidificando com a progressão dos ideais de educação aberta sugerida pelos Recursos Educacionais Abertos (REA) – projeto desenvolvido por uma comunidade internacional impulsionado pela internet para criar bens educacionais pertencentes à humanidade.

Embora a proposta e participação possam ser semelhantes ao de um curso de Educação a Distância (EAD) em uma faculdade ou universidade, em um MOOC não são exigidos pré-requisitos nem desenvolvidas avaliações do aprendizado, porém alguns oferecem certificados de participação.

Dentre as características básicas do MOOC vale destacar o acesso aberto para qualquer tipo de público, sem necessidade de matrícula em uma escola formal e a não obrigatoriedade de mensalidade, embora possam existir custos de manutenção. Outro aspecto é a escalabilidade, pois cursos tradicionais normalmente dependem de certo número de participantes e alguns professores para serem iniciados, enquanto  a proposta no molde massivo sugere que o curso seja projetado para suportar um número indefinido de participantes.

O evento é gratuito e estende-se a toda comunidade USP e demais instituições que estudam ou executam a EAD, não sendo necessária inscrição prévia.  A palestra também será transmitida pelo IPTV USP

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC