XI Semana da Engenharia Ambiental reuniu especialistas nas áreas de gestão e saneamento
27 de maio de 2014
Compartilhe:

 

eesc sea texto  a escola de engenharia de sao carlos siteA organização do evento foi realizada pelos alunos de graduação do curso de Engenharia Ambiental da EESC, sob a coordenação do professor Luiz Antônio Daniel, do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola.

 

Participaram da Semana mais de trezentos alunos dos cursos de Engenharia Ambiental das seguintes instituições: Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) – campus de São José dos Campos, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – campus de Limeira, Instituto Federal Goiano e Universidade Federal Fluminense.

 

Segundo a comissão organizadora, o objetivo da realização foi oferecer aos alunos a oportunidade de conhecer melhor as muitas áreas que se relacionam com a Engenharia Ambiental e que muitas vezes não são abordadas na estrutura curricular dos cursos. Além disso, teve o objetivo de proporcionar a troca de experiências e novas perspectivas entre os participantes da Semana.

 

eesc sea texto  segundo a comissao organizadora site

“Buscamos promover palestras e minicursos com temas diversificados, baseando-nos em uma enquete respondida pelos estudantes do curso. Investimos também em mesas-redondas, atividades culturais e mesa de formados, em que os alunos já graduados participam, compartilhando suas experiências profissionais”, explicou Marina Britto, integrante da comissão organizadora.

 

Nas primeiras edições da SEA muitos professores locais contribuíam nas palestras e na programação. Posteriormente os alunos ganharam autonomia e passaram a organizar os recursos e as atividades, definindo os temas que julgam prioritários e a participação de especialistas externos da Escola para oferecer visões diferentes de atividades na área ambiental. “É importante os estudantes terem desde já a troca de experiências; a Semana é um processo de continuidade do aprendizado e atualização dos temas que estão na fronteira do conhecimento”, relatou Daniel.

 

Por meio do ‘feedback’ digital feito no site da SEA, os participantes destacaram as palestras: Avaliação de riscos e Agrotóxicos em Ecossistemas de Água Doce, por se tratar de um tema de grande preocupação para a área de saneamento e ecologia; a mesa-redonda Planejamento Urbanístico, que trouxe exemplos interessantes de como aplicar infraestruturas verdes para, não apenas tornar as cidades ambientes mais agradáveis, mas também um espaço sustentável; e Panorama Mundial de Usinas Nucleares, a qual apresentou um panorama do funcionamento das usinas nucleares, do uso da energia nuclear no mundo e dos perigos e vantagens desse tipo de energia.

 

Além das palestras, a realização dos minicursos foi bastante positiva, o que fez a organização ampliar o leque de opções nas próximas edições. “Ficamos satisfeitos por cumprir os objetivos da Semana em mais esta edição. Realizamos uma Semana bem organizada para os participantes de acordo com o ‘feedback’ e os elogios recebidos, além do reconhecimento dos palestrantes, professores apoiadores e da Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais (ANEAM), tornando nosso evento uma referência nacional”, afirma Luís Felipe Peres Bucater, integrante da organização da SEA.

 eesc sea texto  alem das palestras a realziacao site

Com o encerramento desta edição o planejamento para XII SEA já se inicia, e os alunos acreditam que a inovação é um aspecto imprescindível para o sucesso das próximas edições, a qual faz com que o público se sinta motivado a continuar participando.

 

“Certamente para a próxima edição teremos novas ideias. Atualmente estamos em discussão para desenvolver atividades sociais, não apenas durante a Semana, mas como um projeto a ser trabalhado ao longo do ano, pois os aspectos educativos são base da sustentabilidade, a qual buscamos contemplar nas várias dimensões da nossa Semana”, comentou Marina.

 

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC

{gallery cols=4}/noticias/2014/xisea/galeria{/gallery}


Veja também