Dia do Engenheiro: EESC contribui com a formação de profissionais qualificados
11 de dezembro de 2013

eesc formatura 2013

Desde 1953, a Escola de Engenharia de São Carlos da USP vem contribuindo para a formação de profissionais altamente qualificados para atender às demandas do mercado de trabalho ou seguir carreira acadêmica.  Por meio de seus 10 cursos (Aeronáutica, Ambiental, Civil, de Computação, Elétrica/Eletrônica, Elétrica/Sistemas de Energia e Automação, Materiais e Manufatura, Mecânica, Mecatrônica, Produção), a EESC já graduou mais de 8.500 engenheiros.

Parte deles recebeu o diploma no último dia 6 dezembro, quando aconteceu mais uma sessão festiva de colação de grau, com a participação de 253 alunos concluintes da graduação. Emoção, orgulho e muita alegria fizeram parte do evento,  que aconteceu no Ginásio de Esportes da USP São Carlos.

Após cinco anos de ingresso, Plínio Zanini, classificado em primeiro lugar no vestibular de 2009 para o curso de Engenharia Mecânica, comemorou a ocasião e também a conquista de um novo estágio. “No fim todos conseguem o mesmo objetivo, alguns em tempo maior, outro em menor... É muito emocionante estar aqui com meus amigos e com minha família, que, mesmo longe, me deram todo o suporte necessário para nunca desistir”, comentou o engenheiro.

A mãe do formando, Claudia Zanini, completou: “Estou muito emocionada. Vejo o crescimento que meu filho teve nesses cinco anos, sabendo aproveitar todas as formas que a Universidade ofereceu para prepará-lo para o mercado de trabalho. Estamos muito agradecidos à Escola de Engenharia de São Carlos”.

eesc formatura familiaCom a formatura, muitos jovens sentem a responsabilidade que terão a partir de agora. “Termino hoje um sonho. Apesar de não precisar mais virar a noite estudando, sei que meus compromissos serão ainda maiores em meu papel como engenheiro”, comentou Denys Marques, novo engenheiro mecânico.

Há 60 anos a Escola de Engenharia vem formando engenheiros e é reconhecida nacionalmente e internacionalmente pela excelência de seu trabalho.

Para o diretor da EESC, Geraldo Roberto Martins da Costa, a construção do conhecimento jamais deve ter fim. “Essa construção deve ser levada a sério num processo progressivo, constante, permanente, que nos dará condições de viver a nossa vida profissional com sabedoria. Tudo isso deve estar associado a um tema recorrente no nosso dia a dia: o caráter do homem. Que esses jovens engenheiros não se esqueçam de seu papel na sociedade brasileira e que possam retornar a ela um pouco do conhecimento adquirido nesses anos”, destacou o diretor durante a sessão solene da formatura.

Por Nathália Nicola, da Assessoria de Comunicação da EESC

{gallery cols=4}/noticias/formatura2013{/gallery}