Artigo de doutorando da EESC é premiado em congresso internacional
10 de dezembro de 2013

prêmio congresso internacionalIntitulado Performance Improvement of a Diesel Generating Set with Fuzzy Control for Stand-alone and Grid-connected Operations, o trabalho foi premiado na categoria Best Student Paper Award of International Conference on Electrical Engineering and Applications.

Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o trabalho está sendo desenvolvido nos Laboratórios de Controle (LAC) e de Fontes Alternativas e Processamentos de Energia (LAFAPE) do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da EESC e tem como coautores Rodolpho Vilela Alves Neves e Cassius Rossi de Aguiar, ambos doutorandos da Escola de Engenharia. O projeto também conta com a parceria dos professores Ricardo Quadros Machado e Vilma Alves de Oliveira, do SEL.

O artigo premiado consiste em um melhoramento do sistema que controla um grupo motor-gerador a diesel. Os resultados mostram que é possível melhorar o desempenho do grupo gerador de energia elétrica modificando o algoritmo de controle que vem instalado de fábrica com o equipamento.

“Foi projetado um algoritmo baseado em lógica fuzzy que substituiu o controlador comercial promovendo melhorias em sua resposta, o que fez com que o sistema de geração de energia se comportasse melhor diante do acionamento de cargas, além de prover melhorias no sistema de sincronismo com a rede de distribuição. Portanto a contribuição deste trabalho faz com que o grupo gerador gaste menos combustível no acionamento de cargas além de melhorar os índices de qualidade da energia fornecida pelo grupo gerador”, comentou Reis.

Segundo o autor, a premiação proporcionou-lhe um enriquecimento técnico devido ao bom nível dos trabalhos apresentados durante o Congresso. “Isso fez com que eu valorizasse ainda mais o prêmio que ganhamos pelo trabalho desenvolvido aqui na Escola”, destacou.

Uma segunda etapa do projeto premiado consistirá em interligar o grupo gerador com outras fontes de energia, como painéis fotovoltaicos e bancos de baterias para formar uma smart grid, cuja pesquisa também está em andamento. “Agora os esforços estão concentrados em conseguir resultados experimentais. Um laboratório foi projetado e construído para este fim e já está operando. Alguns testes foram realizados e indicaram que será possível implementar o sistema desenvolvido na prática, o que permitirá o desenvolvimento de um sistema bem mais eficiente no controle de grupos geradores diesel”, comentou o autor.

Por Nathália Nicola, da Assessoria de Comunicação da EESC