Escola sedia palestra sobre produção de periódicos científicos e de engenharia
14 de novembro de 2013

A apresentação será proferida por Silvio Levy, que é responsável pela edição de vários periódicos internacionais. Durante o evento será feito um apanhado da evolução dos periódicos científicos e de engenharia nos últimos 20 anos. Além disso, serão dadas sugestões no sentido de aperfeiçoar os artigos para publicação em periódicos internacionais e evitar erros que diminuem a probabilidade de aceitação. Também serão mencionados os prós e contras da publicação em revistas de acesso livre (open access).

A palestra é voltada a alunos de pós-graduação, pesquisadores e docentes. As vagas são limitadas, e para participar é necessário realizar a inscrição enviando um e-mail para eventos_set@sc.usp.br. Certificados serão entregues aos presentes.

O evento é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas da EESC. Para mais informações entre em contato pelo telefone (16) 3373-9455.

Sobre o palestrante

Silvio Levy obteve os títulos de mestre em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 1979 e de Ph.D. em Matemática pela Princeton University em 1985. Em 1988 ingressou no Geometry Supercomputer Project, que mais tarde tornou-se o Geometry Center. Começou a trabalhar no Mathematical Sciences Research Institute (MSRI) em 1995. Seu principal objetivo profissional é promover a comunicação da matemática tanto por meios tradicionais quanto por meios modernos. Escreve artigos expositivos em matemática e ciência da computação e foi um dos diretores da animação premiada Outside In. É autor, ou coautor, dos seguintes livros: Making Waves (uma introdução à topologia diferencial concebida para acompanhar Outside In), A Beginner's Book of TeX (com Raymond Seroul), The CWEB System of Structured Documentation (com Don Knuth) e Word Processing in Groups (com David Epstein e outros). Traduziu mais de uma dúzia de livros para a língua inglesa (do Francês, Alemão, Italiano, Latim, Português e Russo). Foi o editor de Experimental Mathematics desde a sua fundação, em 1991, até o final de 2000. De 1989 a 1991 Silvio editou The Mathematica Journal, uma publicação independente dedicada à linguagem simbólica Mathematica. Atualmente é responsável pela edição de vários periódicos internacionais, incluindo o Journal of Mechanics of Materials and Structures (JoMMS).