Professor da EESC é escolhido como coordenador do “Pilot Centre Brazil”
18 de setembro de 2013

O Brasil foi escolhido como o primeiro país fora da Europa a ter um “Pilot Centre”, resultado da política de expansão mundial da Associação ERCOFTAC e de um acordo de cooperação firmado por ela, em 12 de julho de 2013, com a Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM).

Celebrando no mês de setembro seu 25º aniversário, a ERCOFTAC (www.ercoftac.org), é uma associação que se dedica à organização de eventos acadêmicos, workshops e cursos dimensionados para a indústria, tendo em foco a transferência de tecnologia.

A atividade dos “Pilot Centres” é coordenar pesquisas científicas nos campos da Mecânica dos Fluidos, Turbulência e Combustão numa escala regional ou nacional, formando um dos pilares da Associação, sendo compostos por membros de uma determinada região ou país.

A ABCM (www.abcm.org.br) é uma sociedade civil que tem por finalidade congregar pessoas físicas e jurídicas com o intuito de promover a pesquisa, o intercâmbio e a difusão do conhecimento, estimular o contato entre universidades, centros de pesquisa e indústria e promover congressos, simpósios, conferências, cursos e reuniões técnico-científicas, dentre outras ações, visando contribuir para o desenvolvimento da Engenharia e das Ciências Mecânicas no Brasil.

Como coordenador do “Pilot Centre Brazil”, o professor Oscar Rodriguez irá coordenar as atividades da ERCOFTAC no Brasil em parceria com a ABCM, da qual faz parte desde 2002.  “Devo ajudar na organização de eventos, simpósios, palestras e cursos de extensão voltados para a indústria brasileira. Além disso, uma vez por ano devo presidir a reunião oficial do “Pilot Centre Brazil”, que conta atualmente com a participação de professores de cinco universidades e engenheiros de duas empresas brasileiras”, falou o professor Rodriguez, que também é secretário do Comitê Técnico de Mecânica dos Fluidos ABCM.