Educação Ambiental e Coleta Seletiva foi tema de palestra na EESC
09 de setembro de 2013

Palestra "Educação Ambiental e Coleta Seletiva nos Campi da USP"Ministradas pelo Dr. Alberto Cury Nassour, do Departamento de Engenharia de Materiais da EESC, as palestras tiveram como objetivo informar aos participantes – em sua maioria funcionários terceirizados da equipe de limpeza do Campus – sobre os impactos socioambientais da geração de resíduos e sobre como promover sua minimização, além de divulgar a coleta seletiva de materiais recicláveis.

Durante os eventos, Nassour, que também é membro da Comissão EESC Sustentável e integrante do Grupo de Trabalho “Formação Ambiental da Comunidade Universitária e Coleta Seletiva na EESC”, também apresentou exemplos de benefícios gerados pela reciclagem, de produtos fabricados com materiais reciclados, de utilizações dos materiais recolhidos e de estimativas do tempo de decomposição de cada material, o que chamou bastante atenção dos participantes.

“Nossa principal meta é mostrar, principalmente aos funcionários terceirizados, alguma informação útil que possa contribuir no seu ambiente de trabalho e a forma correta de se fazer a coleta seletiva dos materiais inerentes daquele departamento ou setor”, comentou o palestrante.

Com as três bases bem fundamentadas, “Educação – Bom senso – Reciclagem”, é seguro afirmar que seus benefícios serão vastos, inicialmente com um meio ambiente mais saudável. “A partir do curso feito, os participantes poderão dissipar essas informações para os colegas e familiares, e assim teremos uma malha de pessoas informadas ainda maior, contribuindo para um planeta mais saudável”, acrescentou Alberto.

No final dos eventos, que aconteceram no bloco didático do campus 2 e no Anfiteatro Sérgio Mascarenhas do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), no campus 1, os terceirizados receberam um questionário para que algumas dúvidas referentes ao conhecimento sobre reciclagem, condições de trabalho, entre outros, fossem respondidas, a fim de melhorar pontos que necessitem de maior atenção.

A Comissão EESC Sustentável tem realizado palestras sobre o tema “Educação Ambiental e Coleta Seletiva” a cada trimestre com intuito de manter todos os funcionários informados e de reforçar o aprendizado com novas informações.

Por Nathália Nicola, da Assessoria de Comunicação da EESC

{gallery cols=4}/noticias/eesc_sustentavel_palestra_set_2013{/gallery}