Lançado livro sobre Engenharia Ambiental
16 de outubro de 2012

“Há algum tempo nós pensávamos em um projeto como este, porém, eu acabei assumindo a direção da EESC e não foi possível colocar a ideia em prática. Contudo, há cerca de um ano, fui procurada pela editora Elsevier, que me informou sobre o plano de se desenvolver um livro sobre Engenharia Ambiental, além de dizer que eu havia sido indicada para o trabalho. Então, a primeira coisa que veio a minha cabeça, foi criar um com a cara do curso de Engenharia Ambiental da EESC. Por isso, convidei um orientado meu para participar da produção como coeditor, e juntos, detectamos as pessoas que poderiam escrever os diferentes capítulos que compõe a obra” explicou Maria do Carmo.

A publicação é dividida em cinco eixos temáticos - Fundamentos, Ecossistemas Aquáticos e Terrestres, Impactos Ambientais, Ações Mitigadoras de Impactos Ambientais e Gestão Ambiental e tem 825 páginas.

O projeto contou com a colaboração de 52 autores, alguns inclusive de outras instituições, além da USP. “Para escrever sobre determinados temas, eu escolhi pessoas que não dão aulas no nosso curso e que são até de outras universidades. A ideia foi completar o assunto em determinados pontos, inclusive naqueles que eu acho falhos no curso” afirmou a professora.

Para o coeditor, Davi Gasparini Fernandes Cunha, o desafio maior foi preparar a publicação em apenas um ano. “Foi um trabalho muito importante e desafiador, mas procuramos dar um caráter multidisciplinar à obra, o que é fundamental na Engenharia Ambiental”afirmou.

Egresso do curso de Engenharia Ambiental da EESC, o pesquisador afirmou que foi muito gratificante fazer parte do trabalho. “Eles procuraram a professora porque existe uma carência de títulos dessa área no Brasil, portanto, eu me senti muito honrado quando fui convidado para ser o coautor da publicação” frisou.

Lançamento – O lançamento oficial contou com a presença de cerca de 200 pessoas que rapidamente esgotaram os 150 exemplares disponibilizados pela editora para a ocasião. Os autores, por sua vez, atenderam a todos e autografaram cada exemplar. “Eu espero realmente que o pessoal aproveite todo o trabalho que foi feito” afirmou a professora Maria do Carmo.

Por Assessoria de Comunicação da EESC