EESC realiza II Ibero-American Conference on Composite Materials
02 de agosto de 2023

Nos dias 20 e 21 de julho, a Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) sediou a segunda Conferência Ibero-Americana de Materiais Compósitos - IAMaC 2023. O evento internacional em formato híbrido, realizado no Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia (CETEPE), teve como objetivo debater e aprofundar o estudo acerca de estruturas e materiais compósitos.

Para enriquecer os debates e troca de conhecimento, a IAMac 2023 contou com presenças internacionais, com palestras do Prof. Jandro L. Abot, docente da Catholic University of America (EUA), que trouxe o tema “Integrated Multifunctional Sensing Using Carbon Nanotube Fibers: Progress and Challenges”, e do Prof. Reinaldo Rodríguez-Ramos, da Universidad de La Habana (Cuba), com o tema “Analysis of effective properties for heterogeneous media with imperfect adhesion”.

Os dois dias de conferência contemplaram grande diversidade de temas que fazem parte do universo de estruturas e materiais compósitos, desde métodos de fabricação, de ensaios e computacionais, passando por estruturas aeronáuticas em materiais compósitos, nanocompósitos, técnicas de inspeção e de otimização, materiais compósitos inteligentes, até o monitoramento da integridade de estruturas aeronáuticas através de baterias sólidas.

O evento teve cerca de 50 participantes e contou com trabalhos envolvendo coautores de diferentes países, tais como: Brasil, Portugal, França, Itália, EUA, Inglaterra, China, México, Cuba e Canadá, incluindo professores e pesquisadores de pós-doutorado, bem como alunos de doutorado, mestrado e graduação.

Para o professor Volnei Tita, docente do Departamento de Engenharia Aeronáutica da EESC e presidente da comissão organizadora da IAMaC 2023, “a participação de vários pesquisadores internacionais demonstrou a relevância do evento, que abordou um tópico de grande interesse tanto por parte da academia como por parte da indústria”.

“Toda essa importância coloca a EESC-USP como um dos centros de referência no assunto, principalmente, por sediar tal evento”, ressalta Tita.