Egressa da Engenharia Ambiental da EESC integra lista da Forbes de mulheres inovadoras nas agtechs
18 de abril de 2022
Compartilhe:

Quando se pensa no papel da universidade na construção do conhecimento, não há dúvidas de que ela representa uma imensa porta de entrada e até mesmo um trampolim para que seus alunos sejam impulsionados para saltos imensuráveis.

Frequentemente, a Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) retrata exemplos de pessoas que concluíram suas graduações ou pós-graduações e seguiram de maneira bem sucedidas em suas áreas de formação. Um desses exemplos mais recentes é a ex-aluna Juliana Polizel, formada em Engenharia Ambiental pela EESC e que atualmente figura na lista da prestigiada ForbesAgro entre as 20 mulheres inovadoras nas agtechs, startups voltadas à concepção de soluções específicas para o setor do agronegócio.

Juliana alcançou o lugar de destaque com a startup Pitaya Tech Irrigação Eficiente, da qual é co-fundadora.

A agtech oferece alternativas de manejo de irrigação, tornando-a mais eficiente. Por meio de sensores de alta precisão, a disponibilidade de água no solo é monitorada, de modo que as plantas sejam irrigadas na hora certa e com a quantidade ideal de água, evitando desperdícios, reduzindo custos e melhorando o desempenho do plantio.

O caminho profissional percorrido por Juliana até alcançar o lugar de destaque teve início em 2007, quando ela ingressou no curso de Engenharia Ambiental na EESC.

“Me formei em 2011 e cinco anos mais tarde voltei para a EESC, onde realizei o programa de pós-graduação em Ciências da Engenharia Ambiental. Ao todo, foram oito anos nessa universidade, local que me permitiu pleno desenvolvimento da forma de pensamento crítico e embasado. Mais do que isso, o ambiente existente dentro do curso estimulava a mim e aos colegas para se fazer a diferença, algo que levei adiante na minha trajetória”, ressalta Juliana.

Foi justamente somando o aprendizado com a vontade de fazer diferença obtidos na EESC que Juliana fundou uma consultoria ambiental totalmente relacionada a sua formação e, após seu envolvimento com inovação, passou a trabalhar com irrigação, “mantendo o propósito ambiental que vem da minha formação de origem”, diz Juliana.

Juliana em sua formatura do curso de Engenharia Ambiental

A importância da inovação 

A tecnologia dos sensores de solo utilizada pela ex-aluna da EESC e que a colocou na prestigiada Lista ForbesAgro foi desenvolvida junto à EMBRAPA e é considerada uma inovação essencial no agronegócio.

A agricultura é um setor que apresenta expressivo consumo de recursos hídricos e o manejo da irrigação pode contribuir substancialmente para a economia da água.

“O uso de tecnologias da Pitaya Irrigação possibilita uma economia de 800 mil litros de água por dia em uma única fazenda, o que mostra o tamanho e a relevância do impacto na redução dos recursos hídricos”, destaca Juliana. Aliás, estar na lista da Forbes como uma das 20 mulheres inovadoras nas agtechs já é, segundo a própria engenheira e empresária, “um grande reconhecimento pelo trabalho cheio de desafios no dia a dia”. Ela conclui: “espero que essa trajetória iniciada na EESC possa inspirar outras mulheres a desafiar o futuro com ideias e projetos não apenas na área ambiental, como também em todas as áreas”.

Veja aqui a Lista ForbesAgro das 20 mulheres inovadoras nas agtechs.


Veja também