Lançado o novo portal da Escola de Engenharia de São Carlos
19 de junho de 2020

Com conteúdo atualizado e seguindo as tendências digitais, foi lançado nesta sexta-feira, dia 19, o novo portal institucional da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, acessível pelo endereço eesc.usp.br. O evento aconteceu durante a reunião on-line da Congregação, colegiado de representação máxima da Unidade.

A partir de agora, o usuário terá maior facilidade e melhor experiência de navegação, resultado de uma nova arquitetura da informação associada a ferramentas e sistemas mais adequados.

“Este novo portal eleva o nível da interface digital entre a nossa Escola e as comunidades interna e externa, sendo um importante instrumento para divulgação e prestação de serviços”, afirmou o professor Edson Cezar Wendland, diretor da EESC, Para ele, o projeto tem outro grande diferencial: “foi concebido e desenvolvido por uma equipe da própria Unidade, mostrando o engajamento e capacidade dos nossos servidores”.

Diferentemente do site anterior, toda a informação administrativa interna foi separada da área pública – agora estará na Intranet - , facilitando o processo de busca pelo conteúdo. O menu principal exibe os eixos centrais de atuação da EESC (graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão e internacionalização) e, associado a outros painéis e links, conduz o internauta em uma navegação dinâmica e intuitiva. Para facilitar a manutenção e garantir a atualização automática de vários módulos, a equipe técnica desenvolveu conexões diretas com a base de dados de sistemas corporativos da USP.

A página em inglês também ganhou uma nova versão, e o espaço de divulgação de notícias e eventos foi ampliado (aba Comunicação).

“Em uma época de tantos desafios, esse lançamento coloca-nos em uma agenda extremamente positiva. Foi um trabalho em grupo muito produtivo e, hoje, estamos entregando um novo portal, mais moderno, funcional e que reflete o potencial da EESC”, afirmou o professor Denis Vinicius Coury, vice-diretor da Unidade e membro da Comissão de Desenvolvimento do Novo Portal, formada ainda pelo professor Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti, assessor administrativo, e pelos servidores Alexander Munaiar, Edmilson Luchesi, João Batista Dotta, Ricardo Lamon Cerra e Rosane Aranda.

Integrado às redes sociais, o novo portal tem layout responsivo para dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Fase de ajustes

Em virtude da extensão das mudanças e da migração dos dados, pode haver inconsistência de navegação ou conteúdo nos próximos dias. A comunidade interna também deve atentar-se para duas orientações:

• sites de departamentos, grupos, entidades estudantis e projetos que têm links apontando diretamente para documentos ou páginas do portal EESC precisarão refazer os direcionamentos;

• como grande parte das informações está sendo extraída de Sistemas USP, como Marteweb, Júpiter, Janus, Tycho, Apolo e Nereu, é importante que os dados constantes dessas bases estejam atualizados (nome, telefone, composição de comissões, etc).

Sugestões e correções devem ser encaminhadas diretamente para a equipe, utilizando este formulário ou o e-mail: portal@eesc.usp.br.