Escola de Engenharia sediou encontro nacional sobre Engenharia de Fundações
13 de novembro de 2013

IMG 5420Com participantes de 19 estados do Brasil, o encontro reuniu consultores, pesquisadores, projetistas, executores e professores da área, além de pós-graduandos em geotecnia e estudantes de graduação em Engenharia Civil.

A abertura aconteceu no Anfiteatro Jorge Caron da EESC após uma apresentação musical do violinista e aluno de graduação em Engenharia Civil, Thiago Henrique dos Santos. Fizeram parte da mesa de abertura o professor e chefe do Departamento de Geotecnia da EESC, José Carlos Cintra – o qual representou o professor e diretor da Escola, Geraldo Roberto Martins da Costa –, o professor e coordenador da Pós-Graduação em Geotecnia, Osnir José Pejon, a presidente da comissão organizadora do evento, Cristina de Yolanda Cavalcanti Tsuha, o presidente do Núcleo Regional São Paulo da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), Celso Nogueira Correria, e os professores e coautores do livro lançado, Nelson Aoki e Heraldo Luiz Giacheti.

Na ocasião, o professor Cintra agradeceu a presença dos participantes e ressaltou: “Todos foram muito generosos em praticamente lotar o anfiteatro com quase 300 participantes. Vocês transformaram esse evento em um encontro nacional. Muito obrigado”, falou Cintra.

O dia foi marcado por palestras proferidas por expoentes da engenharia de fundações no país, sessões técnicas e pelo lançamento do livro de autoria dos professores Cintra, Aoki, Tsuha e Giacheti, editado pela Oficina de Textos. Destinado aos alunos graduandos em Engenharia Civil, o livro é fruto de pesquisas que foram desenvolvidas no Departamento de Geotecnia da EESC. “A obra é simplesmente uma síntese para o aluno. Não é um livro rebuscado. Esperamos que seja útil aos jovens que estão começando e querem conhecer as coisas da forma como são: simples, direta e com um caráter menos informativo, e mais de conhecimento”, declarou o professor Aoki.

Para encerrar o encontro, que também integrou as comemorações dos 60 anos da Escola de Engenharia, foi realizada uma homenagem aos primeiros professores de engenharia de fundações da EESC – Victor de Mello (falecido), Alberto H. Teixeira, José H. Albiero e Nelson S. de Godoy – feita pelo diretor da Unidade, Geraldo Roberto Martins da Costa.

Emocionados, os homenageados agradeceram o reconhecimento e discursaram relembrando momentos vividos na Escola de Engenharia. Durante a cerimônia, foi exibido um vídeo da última aula ministrada pelo ex-professor Victor de Mello na EESC, o qual deixou todos os presentes comovidos com as palavras de sua esposa. “Esse lugar era a vida do Victor. A última vez que ele esteve aqui ele disse para mim que, sem dúvida alguma, a Escola de Engenharia de São Carlos seria algum dia a melhor escolas de engenheiros do Brasil”, comentou Maria F. de Mello.

Para promover uma interação ainda maior entre os participantes, foi realizado após o Encontro um jantar de confraternização com apresentação musical de Tony Pochetti.

Por Nathália Nicola, da Assessoria de Comunicação EESC

{gallery cols=4}/noticias/encontrodefundacoes{/gallery}