EESC participa do I Workshop de Integração das Ciências Básicas & Clínicas em Osteometabolismo
02 de outubro de 2013

Organizado pela Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASO), o encontro contou com uma palestra de Orivaldo com o tema “Parâmetros Biofísicos e Biomecânicos”, apresentada durante a mesa-redonda “Avanços Tecnológicos em Osteologia”.

O evento promoveu a interação cientifica entre a comunidade médica visando à avaliação da qualidade óssea, a qual envolve a medida de parâmetros de microestrutura e de propriedades mecânicas que utilizam conceitos matemáticos, computacionais e de mecânicas dos solos.

Os representantes da EESC fazem parte do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Bioengenharia da USP - que envolve a EESC, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) - e trabalham com linhas de pesquisa na área de engenharia aplicada à saúde, como, por exemplo, a caracterização da qualidade óssea e a interação de agentes físicos com sistemas biológicos.

Segundo José Marcos, a experiência do workshop foi muito gratificante. “Meu primeiro contato com a microtomografia por raio-x (µCT) foi em 1993, durante meu doutorado. Em 2003 realizei um pós-doutoramento com o objetivo de treinamento nessa técnica. Passados 20 anos, essa fantástica ferramenta é uma realidade mundial nas bancadas de laboratórios e nas clínicas. Os parâmetros microestruturais e de resistência mecânica de tecido ósseo obtidos pela µCT e pela técnica de elementos finitos, normalmente descritos em experimentos com amostras de tecidos biológicos (in-vitro), estão finalmente sendo utilizados no Brasil para o diagnóstico da qualidade óssea humana”, falou o professor.

Também participaram do evento pesquisadores com formação em ciências exatas da USP, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRSG) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

workshopembioengenharia