X Semana da Engenharia Aeronáutica contou com palestrantes renomados
02 de setembro de 2013

IMG 2935Com foco no tema “Aviação de Defesa e Segurança”, o evento foi organizado pelos alunos do curso de Engenharia Aeronáutica da EESC e proporcionou aos estudantes e interessados uma aproximação com o mercado de trabalho.

Considerada como o único fórum nacional na área, com crescimento contínuo ao longo de suas edições anteriores, a Semana foi aberta no dia 19 de agosto, segunda-feira, no Anfiteatro Jorge Caron, da EESC, e contou com a presença de Sérgio Proença, vice-diretor da Escola, Bruno Parenti, representante da European Aeronautic Defence and Space Company (EADS), Paulo Lourenção, da Embraer, e dos professores Eduardo Morgado e Fernando Catalano, ambos do Departamento de Engenharia Aeronáutica da EESC.

Durante os cinco dias de evento, os alunos participaram de diversas palestras sobre as diferentes áreas de atuação de um engenheiro aeronáutico. Fizeram parte do corpo de palestrantes representantes de diversas instituições, como Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Força Aérea Brasileira, Embraer, Exército Brasileiro, EADS, Delicato, Cassidian e de pesquisadores da área aeronáutica.

Aconteceu durante a semana o XI Desafio Aeronáutico. Com temática militar, os participantes construíram protótipos de avião feitos de isopor para pousarem num porta aviões de tamanho em escala, proporcionando um momento de interação e aprendizado entre os alunos.

A comissão organizadora avaliou a semana como extremamente produtiva, tanto para os espectadores quanto para os palestrantes. “Os temas abordados foram atuais e agradáveis, fazendo jus ao trabalho”, comentou Evandro Surjan Passero, um dos organizadores.

Confira os temas abordados por alguns palestrantes:

Bruno Parenti - “EADS Institucional”“Fiz uma apresentação institucional do grupo EADS sobre a atividade do grupo no Brasil e no mundo. Espero que essa apresentação dê vontade nos estudantes da USP de vir trabalhar conosco através dessa parceria que temos com a USP”.

Ten. Cel. Av. Marcílio Alberto de Faria Pires - “A Defesa Eletrônica no Moderno Cenários das Operações Militares”“Apresentei aos alunos alguns conceitos de guerra eletrônica aplicados principalmente às aeronaves. É importante que o engenheiro aeronáutico tenha desde o início de desenvolvimento e concepção de um sistema de defesa à necessidade de entendimento de que é preciso integrar isso com sistemas eletrônicos de apoio, pois a aeronave sozinha não é capaz de realizar todas a missões que ela realiza”.

Louis-Dominique Despretz - “Sistemas TANAN”“O tema da minha palestra foi sistemas aéreos não tripulados e suas missões, mercado, o portfólio da Cassidian nessa área de sistemas e os desafios técnicos que talvez a engenharia vai encontrar nesse domínio dos sistemas aéreos”.

Tenente Falcão - “Emergências em Helicópteros”“Mostrei quais os pontos que o ensaio em voo está inserido ao longo da vida de um produto aeronáutico, seja uma aeronave, um sistema, um componente da nave. Então falei desde o início daquele produto, a definição dele, os pontos que o ensaio em voo se insere e os pontos que nós temos participação efetiva daquele produto aeronáutico até o final da vida dele, o momento em que ele é descartado”.

Major José Ricardo S. Scarpari - “Ensaios de Voo em Helicóptero”“A ideia foi trazer para o pessoal o que significa a tarefa de saio em voo dentro da engenharia aeronáutica. Tentei mostrar que o projeto não começa só com o designer, e sim antes disso com os requisitos de como vai ser essa aeronave (altura, velocidade, capacidade de passageiros, etc). A gente procurou passar todas essas fase até sua finalização para dar oportunidades para os futuros engenheiros de conhecerem praticamente todas as fases e cadencia que ele vai poder participar num processo de construção de uma aeronave”.

Fernando Antônio Fialho Pinto e Rosney Carvalho Santos – Jairo Soteiro “Novo Cargueiro Militar Embraer KC-390”Na palestra proferida os engenheiros da Embraer apresentaram o KC-390, uma aeronave de transporte militar que está sendo desenvolvida pela Embraer de acordo com os requisitos da Força Aérea Brasileira. Ao longo da apresentação foram apresentadas características gerais da aeronave, bem como as ferramentas e processos de engenharia utilizados neste projeto. O KC-390 é o maior avião já construído pela indústria aeronáutica brasileira e estabelecerá um novo padrão para aeronaves de transporte militar de médio porte em termos de desempenho e capacidade de carga, além de contar com avançados sistemas de missão e de voo.

Pedro Luiz Kaled Da Cás - “Propulsão Híbrida”“Falei sobre newspace na minha palestra, que é a tendência que está acontecendo no mercado espacial. Um dos projetos de largo escopo que está sendo conduzido por empresas particulares com investimento fora dos setores públicos. Quis mostrar isso para os alunos porque acho que será a grande revolução e eu acho que eles serão contratados por dessas”.

Capitão Carlos André – Exército Brasileiro - “A inteligência na Utilização da Aviação Militar” “Apresentei aos alunos como é a aviação do exército, o que é, nossas missões, possibilidades da nossa aviação, as missões típicas dela de combate, apoio de combate, logística e as operações que a gente faz em campo de paz para apoiar o Brasil”.

Prof. Dr. Fernando Martini Catalano - “Aerodinâmica de Veículos Lançadores”“Falei sobre aerodinâmica de lançadores de satélites, chamada de hipersônica, que tem efeitos de transfusão de calor e isso é um item interessante porque o Brasil pretende fazer o lançador de satélite e já tem trabalhado nisso há mais de 3 décadas. Então é uma informação para os alunos que estavam aí no simpósio aeroespacial”.

Por Nathália Nicola, da Assessoria de Comunicação da EESC

{gallery cols=4}/noticias/xsemanaaeronautica{/gallery}