Rodovias: Tese defendida na EESC é premiada pela ABCR
05 de agosto de 2013

Uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP foi premiada pela Associação Brasileira de Concessões Rodoviárias (ABCR) como a melhor tese de doutorado, nos campos da construção, manutenção, operação e especialmente concessão de rodovias.eesc tese premiada abcr2

Com o título "Representação do Tráfego de Veículos Rodoviários de Carga através de Espectros de Carga por Eixo e seu efeito no Desempenho dos Pavimentos”, o trabalho é de autoria da pesquisadora Heliana Barbosa Fontenele, com orientação do professor José Leomar Fernandes Júnior, e foi defendido em janeiro do ano passado. Nele, foram analisados os efeitos da caracterização do tráfego sobre o desempenho dos pavimentos, a partir da geração de modelos estatísticos baseados no conceito proposto pelo método da AASHTO 2002, de espectros de carga por eixo dos veículos comerciais de carga, comparando-os com o conceito de equivalência de carga, desenvolvido a partir do AASHO Road Test, na década de 1950.

Segundo o orientador, a pesquisa trata do efeito do tráfego no desempenho do pavimento, ou seja, como as cargas do tráfego e as configurações dos eixos e dos veículos deterioram esse tipo de revestimento do solo. “É muito importante saber o que danifica o pavimento para que possamos projetá-los para suportar as cargas e planejar as atividades de manutenção e reabilitação do pavimento”, declarou Fernandes Júnior, que é do Departamento de Engenharia de Transportes.

Para a pesquisadora, receber o prêmio é bastante gratificante. “É um reconhecimento muito importante do meu trabalho. Foram cinco anos desenvolvendo o projeto e esse prêmio me dá a sensação de dever cumprido”, comentou.heliana

O trabalho faz parte de uma linha de pesquisa iniciada em 1990, sendo inclusive tese de doutorado do professor José Leomar em 1994. “O trabalho da Heliana está inserido em outras pesquisas que já foram desenvolvidas. Esse é um aspecto interessante da pesquisa, pois, mesmo concluída, dá sugestões para trabalhos futuros. Então, o trabalho da Heliana veio na sequência de outras e abriu campo para mais estudos subsequentes”, comentou o professor.

Atualmente Heliana é professora adjunta do Departamento de Construção Civil do Centro de Tecnologia e Urbanismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Edificações e Saneamento. “Outro reconhecimento importante é ver meus alunos aqui da UEL seguindo minha linha de pesquisa”, destacou a doutora.

Os ganhadores receberão o prêmio durante o 8º Congresso Brasileiro de Rodovias e Concessões (CBR&C), que ocorrerá no período de 12 a 14 de agosto deste ano, em Santos (SP). Além do certificado, tanto a pesquisadora quanto o orientador receberão R$ 4 mil.

A tese está disponível no banco de teses da Biblioteca Digital da USP.

Por Nathália Nicola, da Assessoria de Comunicação da EESC

imagem: sxc.hu