Professor da Universidade de Oxford ministra aulas sobre projeto de reatores na EESC
19 de julho de 2013

Com financiamento da FAPESP, Bañares-Alcantara está na EESC ministrando a disciplina de pós-graduação de “Introdução a Projetos de Reatores”, voltada para as necessidades de pesquisadores da área de processos de tratamento de efluentes industriais, e ficará na Escola até 4 de setembro.

Essa é a terceira visita que esse professor faz à Escola de Engenharia a convite do docente Eduardo Cleto Pires, do SHS. A primeira visita ocorreu quando fazia parte da comissão nomeada pela Reitoria para avaliação externa da EESC.

Em 2012, o professor inglês retornou para participar de uma banca de defesa de doutorado orientada por Cleto Pires. “Impressionado pela qualidade de nosso trabalho, o docente aceitou o convite para vir a São Carlos em uma visita mais longa, o que está possibilitando a realização de trabalhos de portes maiores”, declarou Cleto.

Em sua atual visita, Bañares-Alcantara está acompanhando de sua esposa, a professora Arantza Aldea, que ministra aulas de Computação na Oxford Brookes University, e que também desenvolverá atividades relacionadas com suas especialidades no Departamento de Hidráulica e Saneamento.

Filiado ao Departamento de Ciência de Engenharia e ao New College da Universidade de Oxford, o professor visitante é formado em Engenharia Química pela Universidade Nacional Autônoma de México (UNAM). Fez mestrado e doutorado na Universidade Carnegie Mellon, EUA, e também foi docente na UNAM, na Univesitat Rovira i Virgili, em Tarragona- Espanha, e na Universidade de Edimburgo, Escócia.

Segundo o Eduardo Cleto Pires, “a visita dos dois professores representa uma oportunidade única de darmos continuidade à colaboração que se iniciou em 2008, ampliando-se as áreas de pesquisa em associação”, ressaltou.